Grande Futebol
"Quem mais tem genes para afrontar os ricos?" FC Porto soma feito na Champions
2021-02-25 10:00:00
FC Porto foi a única equipa das oito que jogaram em casa que conseguiram vencer para a Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões é, por muitos, descrita como a competição mais poderosa do mundo, aquela que todos sonham jogar e vencer, onde está, afinal, a 'nata fina' do futebol.

No 'lago dos tubarões' várias são as equipas, com menores rendimentos, que tentam lutar contra orçamentos de dimensão gigantesca e vão conseguindo alcançar alguns feitos, dignos de deixar o peito do adepto cheio de orgulho.

O FC Porto, atual campeão nacional, é o único representante do futebol português nesta temporada no palco milionário e tem feito uma carreira condizente com o seu passado na prova dos milhões.

Depois de avançar a fase de grupos, a formação orientada por Sérgio Conceição apanhou pela frente a Juventus de Cristiano Ronaldo e derrotou-a no Estádio do Dragão.

Se derrotar a crónica campeã transalpina, recheada de jogadores mediáticos e da primeira linha europeia, já era um feito digno de registo para os portistas, o final da primeira mão de todos os jogos dos oitavos da Champions deixa à visto um dado que concede ainda maior relevo aos pupilos de Sérgio Conceição.

O FC Porto foi a única equipa das oito que jogaram em casa que conseguiram vencer para a Liga dos Campeões. De resto, tudo derrotas para quem jogou na condição de visitado.

É certo que o desfecho da eliminatória ainda não é conhecido mas este dado permite aos portistas encherem o peito de orgulho para um dado curioso que a sua equipa logrou conseguir.

Por parte da estrutura azul e branca, tal situação não passa despercebida e o porta-voz do clube isso mesmo fez questão de destacar com mensagens nas redes sociais.

"Só houve uma equipa capaz de contrariar o poderio dos gigantes. O FC Porto, quem mais tem genes e cultura para afrontar os mais ricos?", interroga Francisco J. Marques, orgulhoso com este dado alcançado pelos pupilos de Sérgio Conceição.

Ao mesmo tempo, o diretor de comunicação e informação do FC Porto aproveita para lamentar e criticar o discurso dos comentadores portugueses em relação ao FC Porto.

"Enquanto os Santos e Braz desta vida prosseguem uma vergonhosa e falsa campanha contra o nosso clube, Sérgio Conceição e os jogadores continuam a elevar o futebol português e o país", assinalou Francisco J. Marques, dizendo que "o resto é só mesmo dor de..."

Depois de vencer a 'vecchia signora' por 2-1, o FC Porto irá defrontar a turma transalpina na segunda mão, agendada para o dia 9 de março, com uma vantagem que é mínima, é certo, mas que confere margem à turma de Conceição para gerir em Turim na tentativa de continuar no 'lago dos tubarões'.