Grande Futebol
Pochettino: de sugerido por Mourinho a destruidor de sonhos em Old Trafford
2018-08-28 18:30:00
O Tottenham do argentino foi a casa do Manchester United vencer por 3-0

A pesada derrota do Manchester United de José Mourinho na receção ao Tottenham (0-3) entrou na história da carreira do técnico português por ter sido o maior desaire caseiro de uma das suas equipas, mas há mais para contar. Mauricio Pochettino, líder dos londrinos que venceram em Old Trafford, chegou à Premier League por sugestão de... José Mourinho, que falou com Nicola Cortese, então presidente do Southamtpon FC e indicou o nome do sul-americano. A partir daí, Pochettino construiu o seu caminho em Inglaterra e o Tottenham é hoje uma formação temível para qualquer opositor.

A história foi contada pelo jornalista espanhol Guillem Balagué no programa 'Revista de La Liga'. "Posso contar uma pequena história que nem o próprio Pochettino sabe? José Mourinho entrou em contacto com o clube [Southampton FC] através de uma terceira pessoa para dizer: «vocês não vão falhar com ele, força». É interessante que José Mourinho o tenha levado debaixo da sua asa durante algum tempo. Mourinho colocou a sua própria posição em risco ao dizer ao Southampton FC para avançar", disse Balagué em 2013, ano em que Pochettino chegou à Premier League para assinar pelo clube do sul de Inglaterra.

Pochettino terminou a carreira de jogador em 2006 no Espanyol, clube onde passou grande parte da carreira (jogou ainda no Newell's Old Boys, no Paris Saint-Germain e no Girondins Bordéus), e assumiu o cargo de treinador principal da equipa de Barcelona a meio de 2008/09. Liderando vários jogadores que poucos anos antes haviam sido seus colegas, Pochettino conseguiu pegar num conjunto a lutar pela permanência e acabar a Liga Espanhola num confortável 10º lugar, fugindo à despromoção com relativa facilidade e brilhando com uma vitória por 2-1 em Camp Nou, casa do rival FC Barcelona então treinado por Pep Guardiola.

Depois de outras três temporadas a conseguir a permanência com relativa tranquilidade (11º em 2009/10, 8º em 2010/11 e 14º em 2011/12), Pochettino fracassou pela primeira vez como treinador em 2012/13. Um mau início de temporada culminou no despedimento do argentino após uma derrota em casa com o Getafe CF (0-2). Contudo, e graças a José Mourinho, Pochettino não esteve muito tempo sem emprego e poucos meses depois foi contratado pelo Southampton FC. Mas, afinal, que conhecimento tinha José Mourinho para ter tanta certeza na sugestão que deu? Acontece que o atual treinador do Manchester United liderou os destinos do Real Madrid entre 2010/11 e 2012/13, cruzando-se em várias ocasiões com Mauricio Pochettino.

Em Espanha, os dois encontraram-se quatro vezes, com José Mourinho a vencer todas as partidas. Aliás, o português dominou o argentino, apontando 13 golos e não sofrendo nenhum nesses quatro encontros. Ainda assim, Mourinho viu potencial em Pochettino e não se inibiu de o recomendar ao Southampton FC. Os 'saints' confiaram no lusitano e confiaram a Pochettino a tarefa de liderar a equipa nos últimos meses da época. Apesar das dificuldades de adaptação, principalmente no que a aprender a língua inglesa diz respeito, Pochettino conseguiu algumas vitórias de grande nível, como um 3-1 contra o Manchester City, outro 3-1 contra o Liverpool FC e um 2-1 frente ao Chelsea, acabando a Premier League no 14º lugar. Na época seguinte, a primeira completa no Southampton FC, o clube terminou o campeonato num notável 8º lugar.

O trabalho de Pochettino despertou atenções em clubes de maior dimensão e foi mesmo o Tottenham a contratar o treinador em 2014. Desde então, e apesar de não ter conquistado qualquer título, o técnico tem vindo a aumentar a qualidade dos 'spurs', que são cada vez mais uma equipa de Liga dos Campeões. E o registo de embates com José Mourinho está cada vez mais equilibrado, com Pochettino a somar três vitórias e três derrotas desde que orienta o Tottenham e o português lidera o Manchester United.