Grande Futebol
"Peço desculpa mas não vou responder a questões de quem veio e não veio"
2021-08-31 12:50:00
Portugal defronta a República da Irlanda no Algarve

Portugal retoma os caminhos do apuramento para o Mundial do próximo ano e Fernando Santos assegura que os jogadores se apresentam para estes compromissos "com vontade" de somarem os pontos necessários para que a turma lusa garanta a presença no Campeonato do Mundo.

Sobre o adversário, Fernando Santos disse esperar dificuldades e procurou explicar o que é o "padrão" do rival desta quarta-feira, no Estádio do Algarve.

"Esta equipa da Irlanda não joga só em ação defensiva, não faz isso. Tem dois avançados em posição para partirem para o ataque. Jogam numa linha de cinco e não de três. Obviamente, a defender fá-lo com cinco. Conhecemos o padrão destas equipas britânicas, dão sempre tudo".

Em conferência de imprensa, os jornalistas foram questionando Fernando Santos sobre jogadores que poderiam ter sido chamados para esta convocatória e o técnico deixou um esclarecimento.

"Peço desculpa mas não vou responder. Tudo que são questões de quem veio e não veio foram tratadas na quinta-feira. O meu foco é o jogo de amanhã. É a única coisa que interessa aos portugueses. Há momentos certos. O foco é no jogo de amanhã", clarificou o selecionador nacional, justificando ainda o que espera "melhorar" em relação ao que a turma lusa fez no Euro2020.

"Portugal tem que jogar ao seu melhor nível", disse Fernando Santos, sendo questionado depois sobre o papel que Pedro Gonçalves poderá ter na equipa lusa.

"O Pedro Gonçalves tem de estar à disposição e quando for chamado tem de fazer o melhor que sabe. Tem muita qualidade quer ele quer todos os outros", referiu Fernando Santos.

Depois, o técnico falou sobre o momento de Cristiano Ronaldo, agora que o capitão da Seleção volta a Old Trafford para representar o Manchester United. "O Cristiano Ronaldo faz parte da equipa, é capitão, está motivado. Para ele é sempre uma motivação extra jogar pela Seleção."

Em relação ao que o madeirense poderá fazer em Old Trafford juntamente com o também português Bruno Fernandes, Fernando Santos preferiu insistir que o foco, agora, é a Seleção Nacional.

"Quando ele lá estiver façam-lhe essas perguntas a ele. O que me interessa é a motivação para jogar na Seleção".

Para esta ‘janela’ internacional, que incluiu um particular com o Qatar, no sábado, na cidade húngara de Debrecen, o técnico admitiu que “irá fazer alguma gestão para ter a equipa fresca”, visto que “não vai ser fácil para os jogadores”.

O jogo entre Portugal e a República da Irlanda está marcado para quarta-feira, a partir das 19:45, no Estádio Algarve, e será dirigido pelo esloveno Matej Jug, enquanto o italiano Paolo Valeri estará no videoárbitro (VAR).

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs'.