O Marítimo venceu ontem o Botev Plovdiv por 2-0, um resultado que colocou o conjunto de Daniel Ramos no play-off de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. Se ontem já se sabia que a tarefa dos insulares seria inevitavelmente complicada ao entrar no sorteio sem ser cabeça de série, já hoje, ficou definido o adversário do Marítimo no play-off rumo à fase de grupos da Liga Europa. Dificilmente a equipa do Funchal poderia enfrentar um desafio mais árduo ao ser emparelhado com o Dínamo Kiev, voltando assim a equipa portuguesa a ser obrigada a uma longa viagem ao leste europeu.
O Marítimo, porém, nunca enfrentou um conjunto ucraniano na competição e se a história se repetir, a estreia e confronto inédito pode ser sinal de bons resultados. Afinal, foi isso mesmo que se sucedeu na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa esta temporada.
- Se o duplo confronto entre Marítimo e Botev Plovdiv marcou o primeiro frente a frente entre o clube madeirense e um opositor búlgaro, então, a vitória conseguida no Estádio dos Barreiros, por 2-0, estabeleceu-se igualmente como a primeira vitória do Marítimo perante um opositor oriundo da Bulgária.
- À exceção do registo do Marítimo perante equipas da Bielorússia, o histórico do conjunto insular perante equipas do leste europeu é francamente positivo. Para além do empate e da vitória conseguidos esta temporada perante os búlgaros do Botev Plovdiv, o Marítimo tem ainda registos invictos contra equipas da Bósnia e da Georgia. Em 2001 venceu por duas vezes o SK Sarajevo por 1-0 e, em 2012, registou nova dupla vitória perante o FC Dila da Georgia. Apenas em 2010, frente ao BATE Borisov, o Marítimo sofreu golos contra equipas do leste europeu.
- A tarde de ontem foi de estreias. Se o Marítimo recebeu pela primeira vez, no Funchal, um clube búlgaro, os golos apontados por Rodrigo Pinho e Ricardo Valente, serviram de batismo europeu aos atletas do clube madeirense. Nem Rodrigo Pinho ou Ricardo Valente haviam feito qualquer golo na Europa até ontem.
- Depois de duas derrotas perante o Altach, em 2015, quando representava o Vitória de Guimarães, e já depois do empate a zero golos perante o Botev Plovdiv esta temporada, à quarta foi de vez para Ricardo Valente. O médio ofensivo do Marítimo finalmente conheceu o sabor da vitória numa pré eliminatória referente a uma competição europeia.
- Os dois jogos perante o Botev Plovdiv foram igualmente os dois primeiros confrontos europeus para o técnico do Marítimo. Daniel Ramos ainda não sabe o que é perder na Europa e, logo ao segundo jogo, já alcançou a sua primeira vitória europeia.
- O Marítimo chegou sempre ao play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa quando disputou pré eliminatórias. 2017 foi a terceira vez que tal aconteceu depois de o terem conseguido, igualmente, nas edições de 2010/11 e 2012/13. Em 2012/13 o conjunto madeirense chegou mesmo à fase de grupos da Liga Europa.
- A equipa de Daniel Ramos incutiu a primeira derrota europeia ao Botev Plovdiv esta temporada. Os búlgaros chegaram ao Funchal numa sequência de cinco jogos consecutivos sem qualquer derrota na qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.
- Rodrigo Pinho foi o melhor marcador da pré temporada do Marítimo com três golos e, ontem, foi o autor do primeiro golo oficial do Marítimo esta época. O primeiro golo marcado pelo conjunto de Daniel Ramos em 2017/18, recorde-se, foi apontado da marca de grande penalidade.
- Com a vitória perante o Botev Plovdiv o Marítimo deu seguimento à sua sequência imbatível nos Barreiros. A última derrota da equipa madeirense, em casa, aconteceu já em Janeiro de 2017 quando o Marítimo recebeu o Sporting Braga em jogo a contar para a Taça da Liga. Os bracarenses venceram então por 1-0.
- O Botev Plovdiv perdeu pela segunda vez consecutiva. O conjunto búlgaro chegou à Madeira depois de uma goleada sofrida aos pés do CSKA Sofia, em casa, por 6-2 e no Funchal voltou a perder. O atual vencedor da Taça da Bulgária segue agora numa série de três jogos consecutivas sem vencer.
- O confronto perante o Botev Plovdiv foi o primeiro do conjunto de Daniel Ramos sem qualquer um dos dois centrais titulares da época passada. Se Raúl Silva começara a nova temporada já como atleta do Sporting Braga, Maurício António ainda efetuou o primeiro jogo da eliminatória frente ao Botev Plovdiv. O brasileiro foi entretanto vendido ao Urawa Red Diamonds e Daniel Ramos foi obrigado a entrar em campo com Pablo Santos e Zainadine no centro da defesa.