Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o FC Porto-CD Aves
2018-08-05 18:00:00
Dragões são reis e senhores da Supertaça, que Sérgio Conceição conquistou como jogador e treinador

O FC Porto acentuou a posição de recordista de títulos na competição somando a 21ª Supertaça, contra oito do Sporting e sete do Benfica. Em 30 finais da Supertaça, os azuis e brancos saíram derrotados em nove. Em 40 edições da prova, venceram mais de metade, um caso sem paralelo a nível europeu, onde só o Bayern se aproxima minimamente dos dragões, com 33 por cento de conquistas na Alemanha.

- Sérgio Conceição juntou o seu nome ao restrito lote de treinadores vencedores da Supertaça. Artur Jorge é o que mais vezes conquistou o troféu. O treinador campeão europeu pelo FC Porto é titular de três Supertaças, todos obtidas ao serviço dos dragões, contra duas conquistas de Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, Paulo Bento, Vítor Pereira, Jorge Jesus e Rui Vitória.

- O atual treinador do FC Porto entrou no restrito lote de vencedores como jogador e treinador, juntando-se a António Oliveira, Rui Barros, Manuel Fernandes e Paulo Bento.

- Maxi Pereira repetiu o triunfo na Supertaça, tendo em conta que já tinha vencido a competição ao serviço do Benfica, em agosto de 2014. Depois do empate a zero após os 90 minutos, os encarnados venceram por 3-2 na marcação de penáltis. A cumprir a 12ª temporada em Portugal, o internacional uruguaio já conquistou quatro campeonatos, uma Taça de Portugal, seis Taças da Liga e duas Supertaças.

- É preciso recuarmos até 1 de novembro de 2017 para encontrarmos o último golo apontado por Maxi de dragão ao peito. O lateral-direito fez o terceiro golo do triunfo dos dragões sobre o RB Leipzig, por 3-1, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, disputado no Dragão.

- Casillas conquistou o 24º troféu da vasta carreira, o segundo ao serviço do FC Porto. O internacional espanhol já ganhou de tudo um pouco: um Mundial de seleções e outro de clubes, um Campeonato da Europa, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias e um Mundial de sub-20, além de várias campeonatos, taças e supertaças em Espanha.

- Brahimi começou a época da melhor forma ao marcar no primeiro jogo oficial. Uma estreia promissora depois de em 2017/18 ter efetuado a segunda melhor época da carreira em termos de golos marcados: 12 em 49 jogos, contra 13 em 42 na temporada 2014/15.

- Depois de uma época pouco assertiva no que diz respeito à concretização (marcou apenas três golos em 41 jogos), Corona não esteve com meias medidas. Entrou em substituição de Brahimi e fez um golaço. 

- O Desportivo das Aves manteve a tradição de nunca ter vencido o FC Porto. Nos doze jogos oficiais disputados entre as duas equipas, o melhor que conseguiu foi um empate, verificado na última época, a 25 de novembro, quando a jogar em casa, impôs uma igualdade a uma bola aos dragões. Ricardo Pereira adiantou os dragões no marcador aos seis minutos e Vítor Gomes empatou aos 63 já depois de Jesus Corona ter recebido ordem de expulsão.

- O clube da Vila das Aves foi o 16º a disputar a Supertaça depois de FC Porto, Sporting, Benfica, Boavista, Vitória SC, SC Braga, Belenenses, Estrela da Amadora, Beira-Mar, Leixões, U. Leiria, Vitoria FC, FC Paços de Ferreira, Académica e Rio Ave.

- A última Supertaça conquistada pelo FC Porto até este sábado datava de 10 de agosto de 2013. O FC Porto, na altura liderado por Paulo Fonseca, venceu de forma categórica o Vitória SC por três golos sem resposta. Licá (5'), Jackson (17') e Lucho González (45') fizeram os golos no Estádio Municipal de Aveiro perante um conjunto vimaranense liderado por Rui Vitória.