Grande Futebol
Onze factos rápidos do FC Basileia-Benfica
2017-09-28 19:45:00
Benfica sofreu ontem uma das maiores goleadas da sua história nas competições europeias

O Benfica deslocou-se ontem ao St. Jakob-Park para defrontar o FC Basileia em encontro a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro terminou sendo desastroso para a equipa portuguesa, com o conjunto de Rui Vitória a sair de território helvético humilhado depois de uma derrota por cinco golos sem resposta. Um resultado que igualou o pior resultado de sempre do Benfica numa edição da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões. Em todas as edições de competições UEFA em que o Benfica participou, só por uma vez o Benfica saiu vergado a uma derrota ainda mais humilhante que a de ontem. 

. Benfica e FC Basileia defrontaram-se ontem pela terceira vez na história de ambos os clubes e mais uma vez em encontro a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Contudo, ao contrário dos embates anteriores frente ao emblema suíço, o Benfica perdeu. Na última deslocação oficial à suíça o Benfica havia mesmo vencido o Basileia por 2-0.  

. As visitas do Benfica a território suíço esta temporada não têm sido positivamente memoráveis para o clube português. Se o encontro frente ao Basileia foi o único oficial, a verdade é que é a segunda vez esta temporada que o Benfica sai da suíça com cinco golos encaixados. Aconteceu, igualmente, a 15 de julho quando Benfica e Young Boys se defrontaram por ocasião da Uhrencup em jogo vencido pelo conjunto suíço por 5-1.  

. A noite de ontem terminou sendo a segunda ocasião na história das competições europeias que o Benfica saiu de um encontro da Taça dos Campeões/Liga dos Campeões europeus derrotado por 5-0. É preciso, porém, recuar à temporada 1963/64. Então em Dortmund, perante o Borussia, o Benfica, vice-campeão europeu reinante, terminou eliminado da competição logo à segunda ronda da mesma e depois de, na primeira mão, até ter vencido o conjunto alemão por 2-1 no Estádio da Luz. Se ontem Oberlin foi a figura da partida, nessa noite de 1963, Franz Brungs, com três golos, ajudou o Borussia a uma das grandes vitórias da história do clube de Dortmund. Curiosamente, havia sido o Dortmund que impusera aquela que era, até à data, a derrota mais expressiva do Benfica na atual Liga dos Campeões (pós 1992, portanto) quando na temporada passada o Benfica saiu da Alemanha goleado por 4-0.  

. O resultado de Basileia, porém, não se estabeleceu como a pior derrota da história do Benfica nas competições europeias. Esse recorde negativo continua a pertencer ao encontro que opôs o emblema da Luz ao Celta Vigo em 1999. Contudo, ao contrário dos confrontos frente a Borussia e Basileia, o encontro frente ao Celta Vigo aconteceu em jogo a contar para a Taça UEFA – primeira mão da terceira ronda da edição 99/00 da segunda prova de clubes da UEFA.  

. A derrota expressiva do Benfica em Basileia aconteceu a poucas semanas do aniversário de outro dos maiores debacles da história do futebol português nas competições europeias. Então, também em encontro a contar para a Taça UEFA, o Benfica saiu de Atenas derrotado pelo Olympiacos por 5-1. Um jogo em que, tal como ontem, um golo madrugador deu início a uma noite de terror para o emblema português (Galetti fez o primeiro golo do Olympiacos logo no primeiro minuto de jogo). A derrota de ontem, em Basileia, foi por isso a terceira vez na história do Benfica nas competições europeias que o conjunto da Luz saiu de terreno alheio com cinco golos encaixados – excluindo, claro está, os sete encaixados em Vigo. 

. O Benfica perdeu ontem pela segunda vez na edição 2017/18 da Liga dos Campeões, igualando um registo negativo que havia alcançado quer em 2007, quer em 2014. O pronuncio não é favorável à equipa benfiquista. Em nenhuma dessas ocasiões o Benfica conseguiu sair vivo da fase de grupos da prova, avançando na mesma. Se em 2007/08 o Benfica conseguiu, pelo menos, o terceiro lugar no grupo disputando depois a Liga Europa, em 2014/15 o conjunto de Jorge Jesus não foi além do último lugar do seu grupo atrás de Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit.  

. O Benfica atravessa neste momento a pior série de derrotas em jogos a contar para fases finais da Taça dos Campeões/Liga dos Campeões, igualando um registo alcançado em duas ocasiões anteriores. Acontecera já em 1984 depois de derrotas consecutivas frente a Liverpool (2x) e Estrela Vermelha, bem como entre 2006 e 2007 depois de derrotas com Manchester United, AC Milan e Shakhtar Donetsk. Três jogos consecutivos a perder, ou sem vencer, não são ainda assim a pior sequência de não vitórias do Benfica na Taça dos Campeões/Liga dos Campeões, já que em 2012 e 2006 o Benfica esteve cinco jogos sem vencer e, pior, entre Novembro de 1975 e Setembro de 1977, o Benfica atravessou uma fase de sete jogos na Taça dos Campeões Europeus consecutiva sem vencer. 

. O resultado de ontem entre Benfica e Basileia definiu uma noite de recordes no histórico de ambos os clubes. Se o Benfica nunca havia perdido qualquer confronto frente a equipas suíças em toda a história das competições europeias – nem havia, sequer, ficado em branco em qualquer um deles -, o Basileia nunca havia conseguido vencer uma equipa portuguesa em encontros a contar para a Liga dos Campeões. À sétima tentativa foi de vez para o conjunto helvético. 

. Basileia que colocou assim, ontem, um ponto final na sequência negativa que vinha atravessando na Liga dos Campeões. Se em todas as fases da prova o Basileia não vencia na competição há nove encontros desde a vitória conseguida frente ao Lech Poznan em agosto de 2015, reduzindo o campo a jogos relativos somente à fase de grupos da prova milionária, é preciso recuar até novembro de 2014 para se assistir à anterior vitória do Basileia na Liga dos Campeões. Ou seja, até ontem, o Basileia não vencia um encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões há onze partidas. 

. Ricky van Wolfswinkel defrontou ontem o Benfica pela quinta vez na sua carreira, apontando o terceiro golo da mesma frente ao emblema da Luz. Curiosamente, todos os golos marcados por Ricky van Wolfswinkel frente ao Benfica aconteceram em encontros em que a sua equipa recebeu o emblema da Luz. No final do encontro, o avançado holandês festejou a segunda vitória da carreira perante o Benfica. 

. Craig Thomson apitou ontem o décimo primeiro encontro de uma equipa portuguesa, quer nas competições europeias, quer em jogos internacionais de seleções. Apesar da derrota registada pelo Benfica ontem em Basileia, o registo português com Craig Thomson até é favorável cifrando-se neste momento em 11 jogos, oito vitórias e três derrotas. Contas difíceis de fazer já que em 2011 o juiz escocês foi o árbitro da eliminatória que opôs Benfica e Sporting Braga na Luz, em encontro a contar para as meias finais da edição 2010/11 da Liga Europa. André Almeida tornou-se no primeiro jogador português ou de uma equipa portuguesa a ser expulso por Craig Thomson.