O futebol mundial está carregado de aquisições mais ou menos inesperadas. Ao longo dos anos, muitos foram os portugueses contratados por emblemas poderosos. Conheça onze contratações surpresa de portugueses para clubes poderosos, que deixaram o futebol perplexo.
O mundo da bola está carregado de contratações curiosas em que um clube surpreende adeptos e imprensa com as suas contratações.
Veja onze contratações portuguesas surpresa no futebol
Mostramos 11 jogadores portugueses que fizeram parte de plantéis poderosos e que, porventura, não sabia ou nem se recorde já.
1 – Bebé (Manchester United)
O desporto-rei abriu a boca de espanto em 2010 quando Tiago Manuel Dias Correia, mais conhecido por Bebé, aterrou em Old Trafford para assinar contrato com o Manchester United. O português nascido em Lisboa surpreendeu quando foi contratado pelos ‘diabos vermelhos’.
Com 20 anos, Bebé trocava o Vitória de Guimarães por um dos clubes mais poderosos do mundo. Aliás, Bebé nem chegou a jogar oficialmente pelos vitorianos quando chegou a proposta de 9 milhões de euros para contratar Bebé.
O emblemático Sir Alex Ferguson confirmou que Bebé foi contratado sem ver vídeos, mas por indicação do scouting e numa jogada de antecipação a clubes como o Benfica e o Real Madrid.
Bebé alinhou em 7 jogos e apontou 2 golos pela equipa principal do Manchester United.
2 – Tiago Dantas (Bayern Munique)
Enquanto houver futebol, haverão transferências surpresa. Tiago Dantas protagonizou uma delas quando deixou o Benfica e foi para Munique para jogar no Bayern.
O jovem formado nas águias foi cedido ao Bayern por pedido do treinador de então Hansi Flick. O técnico germânico queria Tiago Dantas na realidade Bayern.
O jogador começou por alinhar na equipa secundária e depois passou para a formação principal do Bayern onde fez dois jogos. Contudo, pouco tempo depois de estar no clube bávaro voltou ao Benfica já que o Bayern não exerceu o direito de opção.

3 – Secretário – Real Madrid
Carlos Secretário surpreendeu o mundo do futebol quando na época 1996/97 se mudou para o Real Madrid.
O lateral partilhou o balneário com Fernando Hierro, Panucci, Roberto Carlos, Fernando Redondo, Davor Suker e com o lendário Raúl González.
Contudo, a passagem de Secretário pela capital espanhola rendeu apenas 17 jogos ao internacional português. Enquanto jogador, contou ainda com internacionalizações pela Seleção e destacou-se no FC Porto. Mas a passagem pelo Real Madrid marca também a carreira de Carlos Secretário.
4 – Eduardo (Chelsea)
De há umas décadas a esta parte que o número SW6 1HS de Londres passou a ser casa de muitos jogadores portugueses. Uns brilharam mais do que outros.
Os adeptos dos ‘blues’ recordam vários jogadores portugueses, entre os quais Eduardo. O guarda-redes foi contratado pelos londrinos no verão de 2016, depois de ajudar a Seleção Nacional na histórica caminhada no Euro2016.
Eduardo é um dos Comendadores da Ordem do Mérito por decisão de Marcelo Rebelo de Sousa. E no seu currículo também consta a passagem por Stamford Bridge.
5 – Marco Caneira (Inter Milão)
De entre as onze contratações surpresa de clubes poderosos há outro nome. Marco Caneira era jogador do Alverca quando voou para Milão e assinou pelo conjunto ‘nerazzurri’.
Jogador com formação Sporting, Caneira nunca se conseguiu fixar em Milão e acabou por ser emprestado de forma sucessiva. Contudo, a folha de registos de carreira deste que foi um polivalente atleta marca a passagem pelo Inter de Milão.
6 – Fábio Paim (Chelsea)
Fábio Paim foi uma eterna promessa do futebol português. Basta lembrar que, a dado momento da história, Paim foi o jogador que Cristiano Ronaldo assegurou que, aos 18 anos, era melhor do que o próprio Ronaldo.
A verdade é que a carreira de um nada teve que ver com a de outro. Paim não caiu no esquecimento dos adeptos, mas não ficou sequer perto da galeria de elite que Cristiano Ronaldo conquistou.
Em 2008, o Chelsea acreditou que Paim poderia ser o ‘novo’ Cristiano Ronaldo. O avançado que jogava por ambos os lados do campo, nunca conseguiu, contudo, afirmar-se em Stamford Bridge.
Na sequência da passagem por Londres, a carreira de Paim foi sempre em queda.

7 – Nuno Morais (Chelsea)
Natural de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, Portugal ainda procurava explicações para a final perdida com a Grécia no Euro2004 quando o Chelsea contratou um jogador ao FC Penafiel e entrou na galeria de onze contratações surpresa de clubes poderosos.
Nuno Morais partilhou o balneário do Chelsea com Drogba, Robben, Makélélé, Terry e Petr Cech, entre outros.
Ainda saiu durante uma época e voltou a Londres. Em 2006/07, juntou-lhe mais 5 partidas com a camisola do Chelsea até que se mudou para Chipre.
8 – André Moreira (At. Madrid)
O ano de 2014 jamais sairá da memória do guarda-redes André Moreira, até porque não é todos os dias que um clube finalista da Champions League contrata um jogador aos minhotos do Ribeirão, clube dos campeonatos mais modestos em Portugal.
Apesar de ter contrato com o Atlético Madrid, André Moreira nunca jogou oficialmente pelos ‘colchoneros’, ainda que a sua contratação tenha surpreendido o mundo da bola, na altura.
9 – Rúben Micael (At. Madrid)
Ruben Micael é outra das contratações que ainda hoje os adeptos do At. Madrid procuram explicação. O jogador estava em destaque no FC Porto e os espanhóis decidiram contratá-lo.
Porém, o madeirense não jogou oficialmente pelos ‘rojiblancos’ e acabou sempre emprestado.
10 – Tiago Ilori (Liverpool)
Em 2012, o Liverpool acreditou que o jovem da formação do Sporting poderia ser uma peça fundamental em Anfield. Começou pelos escalões de formação dos ‘reds’ e jogou por empréstimo algum tempo em outros emblemas.
Tiago Ilori manteve contrato com o Liverpool, clube pelo qual realizou 3 jogos oficiais na época 2015/16.
Contudo, não mais teve oportunidades para jogar pelo Liverpool até que procurou outras paragens para continuar a carreira. Mas para sempre ficará gravada a marca de uma contratação do Liverpool no seu passe. Ilori também faz parte das onze contratações surpresa de clubes poderosos.
11 – João Vieira Pinto (At. Madrid)
O ‘Menino D’Ouro’ do futebol português foi sempre um jogador ‘caseiro’. João Vieira Pinto destacou-se no futebol português quer pelo Benfica, quer pelo Sporting.
O avançado contou com passagens por outros emblemas como Boavista e SC Braga.
O menino nascido no Bairro do Falcão, na portuense Campanhã, ficará para sempre lembrado, entre benfiquistas, como o menino da mítica goleada ao Sporting nos célebres 6-3.
Por outro lado, os sportinguistas não mais esquecerão a parceria que fez com Mário Jardel. Tudo depois de, inicialmente, ter experimentado uma carreira no estrangeiro ao serviço do Atlético Madrid.
Gil y Gil contratou o jogador ao Boavista de Valentim Loureiro, quando João Vieira Pinto era tido como um prodígio.
No entanto, nunca se conseguiu adaptar ao Atlético Madrid e voltou para o campeonato português.
Um onze de contratações surpresas para poderosos
Assim, como deu para ver, não faltam jogadores com passagens curiosas por alguns daqueles que são clubes mais importantes no mundo da bola. Ficou assim a conhecer onze contratações surpresa para emblemas poderosos.
O mercado costuma estar particularmente atento aos jogadores formados em Portugal. Ao longo dos anos, muitos continuarão a ser aqueles que vão tentar a sorte por outras paragens, com maior ou menor admiração que as suas contratações possam envolver.