Grande Futebol
Onze casos de jogadores que regressaram aos relvados após anunciarem a reforma [1/12]
2017-07-06 08:00:00
Regresso de Djibril Cissé ao futebol depois de ter anunciado a sua retirada está longe de ser um caso isolado

Habituado a surpreender o Mundo do futebol com as suas ações, ontem foi dia de Djibril Cissé anunciar o regresso ao futebol dois anos após ter comunicado a sua reforma. O antigo internacional francês, formado no Auxerre, irá iniciar a temporada 2017/18 ao serviço do Yverdon da terceira divisão suiça.

O Yverdon será o 12º clube da carreira de Djibril Cissé. O antigo internacional francês, país pelo qual cumpriu 41 internacionalizações e pelo qual fez nove golos, regressa assim ao ativo depois de ter anunciado o adeus ao futebol em 2015 alegando falta de condições físicas para se manter competitivo. Um anuncio que chegou vários meses após uma passagem de um mês pelo Saint-Pierroise, uma equipa da primeira divisão do futebol da Ilha de Reunião, clube pelo qual registou apenas uma presença.

A última passagem verdadeiramente competitiva de Cissé no futebol remonta já ao período de 2013 a 2015 quando o antigo jogador de clubes como o Liverpool ou Marselha representou o Bastia na Ligue 1 e o Kuban Krasnodar na primeira liga russa. Ao longo da carreira, para além das várias internacionalizações por França, destacam-se as conquistas ao serviço do Liverpool onde conquistou uma Taça de Inglaterra, uma Liga dos Campeões e uma Supertaça Europeia.

Anos mais tarde, e a propósito da noite gloriosa de Istambul em que o Liverpool recuperou um 3-0 ao AC Milan em 45 minutos, Cissé deu a conhecer o segredo da reviravolta ao ter considerado o discurso de intervalo de Steven Gerrard como o catalisador da conquista. Gerrard terá mesmo ordenado a Rafa Benítez que se mantivesse longe do balneário durante aquele período. Mito ou não, certo é que o Liverpool terminou levantando a sua quinta Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões.

A carreira de Cissé, porém, está longe de estar recheada de histórias somente futebolísticas. Inicialmente islamista, Cissé converteu-se católico romano e foi um dos quatro implicados no escândalo de chantagem e extorsão que envolveu ainda Valbuena e Benzema. O que importa, porém, é que Cissé é mais um exemplo de um jogador que regressa aos relvados após ter confirmado a sua retirada.

Recorde com o Bancada outros onze casos em que a situação se sucedeu.