Grande Futebol
Onze números 10 míticos do futebol mundial [1/12]
2017-07-26 08:00:00
Recorde alguns dos jogadores predestinados que marcaram gerações ao longo da história do desporto-rei

Aconselha uma regra jornalística que os numerais até 10 devem ser escritos por extenso. Mas dado o simbolismo do número no futebol, sinónimo de classe, tecnicismo e virtuosismo, normalmente associado aos predestinados, vamos escrevê-lo tal como ele é: “o 10”.

São vários os jogadores que se transformaram em lendas envergando este número, o mesmo que Luka Modric passou a ostentar nas costas ao serviço do Real Madrid, tendo em vista a próxima temporada. "É o meu número favorito porque pertenceu a grandes jogadores. Não pensava deixar o 19, mas quando a oportunidade surgiu, claro que gostei! Gosto muito do número, já foi o meu no Dínamo Zagreb e na seleção da Croácia", referiu, entusiasmada, a estrela croata.

Para se ter uma ideia do valor dos jogadores que envergaram esta camisola e se transformaram em mitos, basta dizer que nomes como Matthaus, Michael Laudrup, Gullit, Travassos, Cubillas, Totti, Dennis Bergkamp, Boban, Deco, Rui Costa e Balakov, entre muitos outros, ficaram de fora da lista dos onze camisolas 10 míticos do futebol mundial elaborada pelo Bancada.

Venha, então, nesta viagem pelo melhor que o futebol tem: os artistas.