Grande Futebol
O renascimento de um craque chamado Sturridge
2018-10-01 19:35:00
O avançado inglês é o melhor marcador do Liverpool FC em 2018/19

O início de 2018/19 tem sido verdadeiramente fantástico para Daniel Sturridge. Para além de fazer parte de uma equipa que tem brilhado tanto no campeonato como na Liga dos Campeões, sendo líder nas duas competições, a prestação individual do avançado está a ser a melhor em vários anos ao serviço do Liverpool FC. Depois de vários anos com muitas lesões que o afastaram dos relvados durante vários meses consecutivos, Sturridge parece ter encontrado novamente o caminho para a felicidade e vai já com quatro golos nos primeiros sete jogos.

O fantástico golo marcado na visita ao terreno do Chelsea, na última jornada da Liga Inglesa, foi um claro sinal da boa forma que Sturridge atravessa. Lançado por Jurgen Klopp para os minutos finais quando o Liverpool FC perdia por 1-0, o inglês sacou da cartola um remate espetacular que só parou no fundo das redes de Kepa, guardião adversário. Este não foi, contudo o único golo valioso que Sturridge apontou em 2018/19. Na receção ao Paris Saint-Germain, para a Taça da Liga, foi ele quem abriu o marcador da partida que viria a terminar com o triunfo britânico por 3-2. Esta época, também já marcou ao West Ham e outro golo ao Chelsea, mas para a Taça da Liga.

Formado no Manchester City, clube onde se estreou pela equipa principal com apenas 17 anos, Sturridge ganhou notoriedade quando reforçou o Chelsea em 2009. Chegou a ser emprestado ao Bolton Wanderers, mas ganhou a titularidade dos 'blues' em 2011/12, marcando 13 golos nos 43 jogos realizados. Contudo, perdeu esse estatuto na temporada seguinte, esteve lesionado e foi transferido para o Liverpool FC no mercado de janeiro. A mudança não podia ter sido mais bem sucedida: se na primeira metade da temporada marcou apenas dois golos, na segunda faturou onze vezes, incluindo um bis contra o Newcastle, um hat-trick contra o Fulham e um golo contra o... Chelsea.

As boas prestações continuaram na época seguinte. Com Brendan Rodgers no comando e a lutar pelo título até ao fim, Sturridge foi importante para o Liverpool FC em 2013/14 ao apontar 24 golos em 33 jogos, mas tudo mudou em 2014/15. Foi titular nos primeiros jogos, mas lesionou-se com gravidade e só voltou em janeiro. Depois, em abril, voltou a lesionar-se e esteve vários meses de fora. Regressou à equipa já com 2015/16 a decorrer e o atraso fez-se sentir. Ainda assim, Sturridge conseguiu apanhar o comboio e fez uma segunda metade da época de bom nível, marcando alguns golos importantes. Mas Sturridge passou a ser segunda opção em 2016/17 e 2017/18, ainda que tenha tido menos lesões. Foi emprestado ao West Bromwich Albion no mercado de inverno da última época e foi lá que terminou o ano.

Por tudo isto, este início de 2018/19 tem sido algo surpreendente pela positiva. Era muito difícil adivinhar que Daniel Sturridge fosse o melhor marcador do Liverpool FC à entrada de outubro. O avançado de 29 anos partilha esse estatuto com o Sadio Mané, mas tem menos dois jogos e muito menos minutos (187 contra 773). O inglês tem jogado várias vezes durante poucos minutos, mas tem marcado quase sempre que é necessário. Está de volta e o famoso festejo também.