A pergunta de Taira, perante a provável aposta de Rui Jorge num meio-campo sem o médio do Sporting, frente à Croácia
A discussão não é de hoje. A ausência de Pedro Gonçalves do onze de Rui Jorge, na seleção de sub-21, tem gerado surpresa em analistas, ex-futebolistas e treinadores de futebol. Já quando o médio estava em grande forma no Sporting, onde se impôs de forma categórica, a condição de suplente do médio não gerava consenso.
Taira lança uma questão. “A pergunta é: o que é que o Pedro Gonçalves precisa de fazer para ser titular nesta equipa dos sub-21?
“As convicções ou ideias de Rui Jorge são muito fortes, em relação àquilo que ele conhece dos jogadores, e tem muito pouco tempo para passar a sua mensagem em opções que podem ser válidas. E parte de uma base que está trabalhada e que lhe dá garantias”, enquadra Taira, no canal 11.
O ex-futebolista faz uma alusão ao meio-campo que tem sido mais utilizado por Rui Jorge, com Gedson, Florentino, Vítor Ferreira e Fábio Vieira. E considera que Pedro Gonçalves deveria ser titular.
“Temos de nos meter na cabeça dos jogadores e pensar: se à seleção vão aqueles que estão em melhor momento e que têm mais capacidade de apresentar outro tipo de jogo e opções, esses jogadores ficam na expectativa e perguntam-se: ‘quando é que eu posso ser titular’’”, defende.
Maniche, que participava na antevisão ao jogo de Portugal com a Croácia, na fase de grupos do Europeu de Sub-21, onde se perspetivava a possível ausência do médio do Sporting do onze, também não compreende que Pedro Gonçalves não jogue.
“Estamos a falar do melhor marcador da Liga portuguesa, de um jogador que poderia discutir-se para a seleção A. Pedro Gonçalves está a fazer uma época fantástica, já na época passada o fez, é o melhor marcador da I Liga, está em primeiro lugar, entraria de caras na seleção de sub-21“, complementa Maniche, concordando com Taira.
“No estado de forma em que Pedro Gonçalves está até a guarda-redes poderia jogar”, exagera Taira, que faz outra pergunta: “Onde é que ele não pode jogar?”.
Certo é que nos últimos jogos, já com o médio leonino a brilhar, Rui Jorge optou por colocar Gonçalves no banco. Muito conservador, o selecionador nacional deverá repetir a equipa, no jogo de hoje.
A seleção portuguesa de futebol de sub-21 arranca hoje a participação no Campeonato da Europa da categoria, com um embate frente à Croácia, da jornada inaugural do Grupo D, na cidade eslovena de Koper. E Pedro Gonçalves até poderá ser titular neste encontro.
Portugal concentra alguns campeões europeus de sub-17, em 2016, e de sub-19, dois anos depois, e é um dos candidatos ao título, apesar das recentes lesões dos atacantes Jota e Rafael Leão, substituídos por João Mário e Gonçalo Ramos, respetivamente.
Quando entrar em campo, Portugal já conhecerá o resultado do outro jogo da primeira jornada Grupo D, entre as seleções de Inglaterra e Suíça, que medem forças às 14h00 locais (13h00 em Lisboa), no mesmo recinto, localizado nas margens do mar Adriático.
A fase de grupos decorre desde quarta-feira e até 31 de março e apura os dois primeiros classificados de cada uma das quatro ‘poules’ para a ronda eliminatória (quartos de final, meias-finais e final), destinada às oito melhores seleções, de 31 de maio a 06 de junho.