Grande Futebol
O futebol também salva vidas
2018-09-25 18:30:00
Nemanja Matic até ligou para a clínica para se assegurar, pessoalmente, de que o tratamento era feito.

O futebol também salva vidas. Repetimos: o futebol também salva vidas, caro leitor. Em meia dúzia de horas, tivemos dois heróis vestidos de futebolistas e dois futebolistas vestidos de heróis. Na verdade, para sermos rigorosos, um dos heróis já o foi há uns meses. Falamos de Lennart Thy, jogador que recebeu, ontem, na Gala da FIFA, o prémio fair-play por ter salvo uma vida em março. Já tinha sido grande nessa altura e foi ontem, em Londres, novamente. Mas não foi o único a ter destaque de salvador, nos últimos dias. Nemanja Matic, ex-jogador do Benfica, também foi herói. Já lá vamos.

Uma nota: O futebol também salva vidas.

Primeiro, falemos do amigo Thy. Em março, o PSV recebeu o VVV Venlo, para a Liga Holandesa. A equipa visitante foi até ao Phillips Stadium – um dos jogos mais importantes da temporada – sem o seu melhor marcador, o avançado alemão Lennart Thy, que foi tentar salvar uma vida.

Depois de der doado medula óssea, há uns anos, o jogador recebeu a notícia de que havia uma compatibilidade de 100% com um doente com leucemia. Thy pediu ao clube para o libertar do jogo frente ao PSV, para poder ir doar o sangue necessário para que pudessem ser replicadas as células e ser feito o transplante.

Já lhe dissemos que o futebol também salva vidas?

“Claro que o VVV concordou com o pedido de Lennart para ajudar este programa muito especial. As hipóteses de uma total compatibilidade de ADN é muito pequena, o que torna a situação tão especial. O Lennart estará ausente de Venlo durante toda a semana e retomará os treinos após o fim de semana!”, explicou o clube.

O jogo terminou com vitória do PSV, por 3-0, mas o resultado foi o que menos importou, naquela tarde. Lennart Thy, sem estar presente, mereceu um aplauso de todo o estádio, durante um minuto. Lennart Thy, sem estar presente, mereceu tarjas dos adeptos de ambas as equipas. Lennart Thy, sem estar presente, foi eleito… homem do jogo, por escolha da equipa adversária. Como o futebol é bonito...

É bonito e salva vidas.

Ontem, na gala da FIFA, em Londres, o jogador agradeceu o prémio fair-play. “É uma grande honra estar aqui e receber este prémio. Quando tive a possibilidade de ajudar alguém que sofria de leucemia, não pensei noutra hipótese que não ajudá-lo. A melhor parte desta história é que milhares de novos dadores se registaram, na Holanda, depois deste episódio. Deixou-me orgulhoso”.

Ex-Benfica também foi herói

Neste fim-de-semana, houve outra história semelhante. Mais um herói futebolístico. Mais uma prova de que o futebol também salva vidas. Nemanja Matic não precisou de ir tão longe como Lennart Thy para ajudar a salvar uma vida. Bastou-lhe aplicar uma pequena parte do seu chorudo salário. E que bem empregue foi...

O futebol também salva vidas.

A história é simples: Dusan Todorovic é uma criança sérvia, de quatro anos, a lutar contra um tipo raro de cancro, que afeta maioritariamente as crianças. Lutava há dois anos e a solução passava por um tratamento numa clínica de Barcelona.

Primeiro passo (e que passo): os adeptos do Partizan e do Estrela Vermelha juntaram-se (sim, leu bem, aquela rivalidade doentia foi interrompida para salvar uma vida) para recolher cerca de 190 mil euros para o tratamento. Não foi suficiente.

Segundo passo: o governo sérvio entrou em cena, mas, segundo a imprensa, também não foi suficiente.

Terceiro passo: o mistério. Soube-se que alguém tinha pago o restante que faltava (cerca de 70 mil euros). Mais tarde, foi confirmado pelo pai da criança que o herói mistério era Nemanja Matic, jogador do Manchester United, que até ligou para a clínica para se assegurar, pessoalmente, de que o tratamento era feito. Tido porque a transferência foi feita a um sábado e a clínica só teria acesso ao dinheiro na segunda-feira. Para não atrasar mais o tratamento, Matic telefonou a garantir que tinha mesmo transferido o dinheiro, evitando burocracias.

Sabem que mais? O futebol também salva vidas.