Grande Futebol
"Negação do claro comportamento racista dos adeptos do FC Porto", diz City
2020-12-03 10:40:00
City não gostou da reação portista na Dragões Diário

A troca de argumentos entre FC Porto e Manchester City prossegue na ressaca do jogo do Estádio do Dragão, a contar para a Liga dos Campeões, e agora são os britânicos que não deixam os azuis e brancos sem resposta.

Depois de o FC Porto ter feito referências à forma como o clube de Guardiola reagiu ao empate sem golos e deixado indicações em jeito de críticas a Bernardo Silva, aludindo ao caso de racismo em que foi condenado, na sequência de uma publicação com o amigo Mendy, o City lembra que os portistas têm neste capítulo 'telhados de vidro'.

"Esta não é a primeira vez que o FC Porto reage mal em circunstâncias como esta. Nesta ocasião são as críticas mal julgadas e dirigidas a alguns dos nossos jogadores a título individual e, de facto, ao nosso treinador também, que reprovamos por completo", comentou o porta-voz do City.

Em declarações à imprensa britânica, o porta-voz da equipa dos citizens recorda o jogo de 2012 entre ambas as equipas e os insultos de teor racista que Mario Balotelli e Yaya Touré, à data jogadores do City, denunciaram ter sido alvo no Dragão, acabando a UEFA por multar os dragões.

"Em 2012, na última temporada em que nos enfrentámos, foi a negação da sua parte do claro comportamento racista dos seus adeptos, um feito pelo qual foram investigados e multados. Nesse contexto, este último é quase tão surpreendente como dececionante", salienta o porta-voz do City.

Após o jogo da passada terça-feira, o FC Porto referiu que "não foram só Pep Guardiola e Fernandinho que ficaram indispostos".

Os dragões lembram que após o empate frente ao Manchester City, "um canal de televisão conseguiu arranjar maneira de dizer que os campeões nacionais foram 'goleados'", referiram, em reação a um oráculo em que uma televisão falava dos remates do City em relação aos do FC Porto.

Mas o FC Porto foi mais longe e criticou ainda o que "horas antes do encontro uma outra estação decidiu" fazer ao "lançar um passatempo (ou uma provocação?) para oferta de uma camisola [de Bernardo Silva] de um adversário nosso que é conhecido internacionalmente por ter sido condenado por racismo".

Com o empate frente ao City, o FC Porto garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Trata-se da 16.ª qualificação em 24 participações na fase de grupos, um registo que suplanta o dobro do conjunto dos apuramentos de outras equipas portuguesas: o Benfica alcançou-o cinco vezes, o Boavista uma, o Sporting outra.