Tem 17 anos, prepara-se para ser a venda mais cara da história da Major League Soccer com a transferência para o Bayern Munique (11 milhões de euros que podem chegar aos 19, mediante bónus) e lá por fora já pedem para que evite a todo o custo ter o mesmo destino que Renato Sanches. Alphonso Davies, jovem internacional canadiano que nasceu num campo de refugiados em África, foi confirmado como reforço do Bayern para janeiro do próximo ano, permanecendo ao serviço do Vancouver Whitecaps até à ida para a Alemanha.
Davies é internacional pelo Canadá, mas não foi no gélido país da América do Norte que nasceu. Foi, sim, em pleno Gana, num campo de refugiados, depois de os pais terem fugido da Libéria, país que vive assolado com guerra civil desde há 20 anos para cá, que já custou cerca de 300 mil vidas. Antes de Alphonso nascer, a mãe Victoria e o pai Debeah viviam em Monrovia, capital da Libéria. Enquanto a mãe do jovem se recordava de pisar corpos de pessoas falecidas quando ia buscar comida, o pai deparava-se com a questão de ter que andar com uma arma no bolso ou então fugir. Então, a família foi para Buduburam, campo de refugiados no Gana com 42 mil habitantes. A 2 de novembro de 2000 nasceu Alphonso. “A vida de refugiado é como se te pusessem num contentor e depois te prendessem. Não podes ir para longe do campo. Tudo pode acontecer-te...”, referiu Victoria num documentário produzido pelo Vancouver Whitecaps.
O que a família teve que passar é uma memória que perdurará para sempre na caminhada de Alphonso. “Olhando para o que a minha família fez por mim… manter-me motivado é um pouco mais fácil do que o habitual”, reconheceu o jovem jogador em entrevista à ‘ESPN’, em 2017. A família Davies chegou ao Canadá por intermédio de um programa de refugiados em 2006 e aos 15 anos Alphonso começou a dar passos largos no futebol, ao ser recrutado para as camadas jovens do Vancouver Whitecaps. Por lá ficou a viver com uma família de acolhimento e em 2017 obteve a cidadania canadiana (já conta com seis internacionalizações pelo país e marcou três golos). “O Alphonso é alguém que todos os nossos podem aspirar ser. Ele representa aquilo que o Canadá é… um país que aceita tudo”, referiu John Herdman, selecionador do Canadá, em declarações ao ‘Edmonton Sun’.
Na imprensa internacional diz-se que o Bayern ganhou a corrida a Arsenal, Manchester United, FC Barcelona e Real Madrid na contratação de Alphonso Davies. “O Alphonso é um grande talento. Ele já tem uma habilidade fantástica e não é por nada que muitos dos grandes clubes europeus queriam contratá-lo”, salientou Hasan Salihamidzic, diretor desportivo dos bávaros. “É um sonho que se realiza. O trabalho continua como sempre”, foram as primeiras palavras do jovem internacional canadiano quando foi confirmada a transferência para solo germânico. Até de Bastian Schweinsteiger os elogios se fizeram sentir. “Com a velocidade e técnica que demonstra, tem grande potencial. Se ele trabalhar no duro, particularmente nas qualidades defensivas, pode ter sucesso na Europa”, considerou o antigo jogador.
No entanto, há já quem olhe para esta sonante contratação com alguma desconfiança e o português Renato Sanches até é metido ao barulho. O ‘Daily Mail’, publicação inglesa, recorre ao jovem ex-Benfica para apontar que Davies tem que evitar a todo o custo ter o mesmo desfecho que Renato teve quando foi para o Bayern. A quantia monetária de ambas as transferências é destacada pela publicação. De recordar que Renato rumou ao Bayern por 35 milhões de euros, em 2016, e nãos se conseguiu afirmar nos alemães, nem no empréstimo ao Swansea City na temporada passada, sendo que em 2018/19 terá nova oportunidade, desta feita com Niko Kovac. “Promessa falhada”, foram algumas das palavras escolhidas pelo ‘Daily Mail’ para Renato. “A brutal realidade é que Davies mais provavelmente irá acabar como o próximo Renato Sanches, do que o próximo Pulisic ou Kroos. O trabalho dele agora é provar toda a gente errada”, escreveu a publicação.