Grande Futebol
"Não quero estar a dar uma opinião", diz Jesus sobre regra do golo fora
2021-08-23 14:25:00
Treinador do Benfica assegura que plantel está ciente da importância "desportiva e financeira" do jogo de Eindhoven

Jorge Jesus avança para Eindhoven com a certeza de que o Benfica irá enfrentar dificuldades mas garante aos benfiquistas que o plantel está ciente da missão que terá nos Países Baixos para tentar chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. O técnico encarnado disse aos jornalistas que não teve muito tempo para preparar a partida mas assegura que vai a jogo para vencer.

"Vamos ter um jogo difícil. O primeiro jogo já acabou e foi vencido. Vamos encontrar um adversário com muito talento e com bons jogadores. PSV e Benfica já deviam estar na fase de grupos, como já disse. Mas algum vai ter de ficar de fora. Não deu tempo para preparar a equipa mas para corrigir os defeitos e ver as virtudes na teoria, nada na prática", comentou Jorge Jesus.

"Foi mais na base de passar uma mensagem falada, teórica em relação ao que foi o nosso primeiro jogo e tentar que nesta terça-feira os jogadores que vão a jogo possam estar recuperados. Alguns jogaram 90 minutos em Barcelos. Esse é o meu problema número um".

O treinador encarnado disse ainda que o plantel está ciente da "responsabilidade financeira e desportiva" que tem neste jogo que vale um apuramento para a fase de grupos da Champions.

"Todos temos a consciência da importância deste jogo", referiu o treinador do emblema lisboeta, sustentando que vai para os Países Baixos com a ideia de "fazer golo".

"Vamos jogar contra um adversário que também a qualquer momento pode fazer golo. Temos de ter capacidade de fazer golos", indicou Jorge Jesus, em conferência de imprensa desde o Benfica Campus, no Seixal.

O treinador português foi ainda questionado com a nova regra dos golos fora que deixou de estar em vigor. "Concordar não é muito importante. As duas vertentes têm coisas boas e não tão boas. Não quero estar a dar uma opinião em relação ao golo valer dois ou não valer em caso de empate. Os treinadores têm de pensar na vitória". Mas Jorge Jesus assumiu que tem agora uma abordagem diferente aos jogos europeus em eliminatórias. "Deixei de ter receio de levar golo".

Para este embate, o defesa central Jan Vertonghen está recuperado da lesão que o afastou dos últimos jogos e já poderá ser opção para o encontro em Eindhoven, mas Jorge Jesus lembrou as boas exibições do brasileiro Morato, que tem substituído o belga no ‘onze’.

“É verdade que o Vertonghen tem experiência, sabedoria e conhecimento do jogo mais profundo do que o Morato, mas também é verdade que o Morato, sendo ainda jovem, esteve muito bem. Não está habituado a jogar tantos jogos em tão poucas horas, mas também não sei ainda muito bem como é que o Vertonghen está”, contou.

Foi precisamente o jovem brasileiro a comparecer ao lado de Jorge Jesus na sala de imprensa e foi igualmente questionado sobre o regresso de Vertonghen aos treinos, mas remeteu a questão para o treinador, afirmando que “todos são importantes no grupo e têm de estar preparados para o jogo”, para o qual todos se sentem confiantes.

“Estamos sempre confiantes. Encaramos sempre os jogos da mesma forma. Sabemos que este tem um gostinho especial. Estamos preparados e vamos tentar a qualificação”, realçou Morato, de 20 anos, que espera “um jogo difícil” e agradeceu ao técnico os elogios que lhe tem dirigido desde que assumiu a titularidade na defesa.

PSV e Benfica defrontam-se, nesta terça-feira, em Eindhoven, em duelo referente à segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os encarnados partem em vantagem após a vitória no Estádio da Luz na semana passada.