Grande Futebol
“Nadal merecia um monumento em cada cidade de Espanha”, diz Casillas
2019-09-16 10:40:00
Guardião do FC Porto conversa com adeptos através do Twitter

Iker Casillas conversou com os seus fãs, através do Twitter, sob a hashtag #IkerResponde, que se tornou numa das tendências da rede social – em Espanha e até no México.

O guarda-redes espanhol não deixou ninguém sem resposta. O Bancada escolheu algumas perguntas e mostra-lhe o que diz Casillas.

Quem é o melhor guarda-redes da atualidade?
“É a pergunta de um milhão de dólares. Se eu tivesse que escolher um neste momento diria que é Oblak”

O que achas de João Félix?
“Tem um grande futuro. É muito talentoso. É claro que vai ser-lhe exigido o máximo, pelo preço que foi pago pelo seu passe. Mas ele precisa de saber que alcançou um clube que quer títulos, além de que os adeptos vêem-no como o substituto de Griezmann”.

E o que tens a dizer sobre José Mourinho?
“Não tenho quaisquer problemas com ele. O que aconteceu fica entre nós. Tivemos bons momentos e momentos menos bons”.

Voltarás a jogar?
“Comecei agora uma nova fase da recuperação. Digamos que tenho de exigir algo mais ao meu coração. Pouco a pouco. Sem pressas. Só necessito de recuperar as sensações”.

Quem vai ganhar a Champions?
“Acho que a Juventus se reforçou muito bem. Mas ainda é cedo para dar uma resposta. A Liga dos Campeões só agora está a começar”.

Achas justo que Van Dijk ganhe a Bola de Ouro?
“Van Dijk pareceu-me o melhor defesa da temporada passada. A Bola de Ouro é uma questão difícil. Quem a merece? Acho que seria justo criar-se um prémio para o melhor de cada posição”.

A seleção espanhola de 2008 a 2012 é irrepetível?
“Espero estar errado, mas é difícil repetir essa fase. Essa geração será lembrada durante décadas. E o que conseguiu só será valorizado com o tempo”.

Como comentas o crescimento do futebol feminino?
"Estou muito feliz com o investimento que está a ser feito no futebol feminino. Há cada vez mais adeptos a assistir aos jogos. Devemos continuar a incutir a prática do futebol aos nossos filhos e devemos educá-los com a igualdade do género como base”.

Achas que Rafael Nadal pode ser considerado o melhor atleta espanhol de sempre?
"Nadal merecia um monumento em cada cidade de Espanha. É um exemplo para todos. Tivemos a sorte de ver um atleta da sua dimensão”.

Porque não falas português?
Sinceramente, sinto vergonha… Receio que o Youtube fique cheio de vídeos engraçados a meu respeito, o que me assusta. Ainda assim, acho que devo libertar-me e respeitar o local onde vivo. Vou tentar falar mais. E melhor, claro”

Acompanhas a realidade política em Espanha?
Claro que sim. Não acho que um quarto ato eleitoral seja positivo. Estamos politicamente estagnados há vários anos e precisamos de nos sentirmos fortes, como país.