Grande Futebol
Messi, o homem de um só clube que quer destronar o "Rei" Pelé
2018-11-13 13:45:00
Messi já bateu vários recordes ao longo da carreira, mas ainda existe um que é uma longa montanha para trepar.

Homem de um só clube, Messi só já tem Pelé acima de si no que diz respeito ao número de golos marcados ao serviço de uma equipa na carreira. Com os dois golos apontados contra o Betis, o internacional argentino chegou à marca dos 566 remates certeiros em partidas oficiais com a camisola do FC Barcelona, único emblema que representou na carreira enquanto sénior. O trono de máximos goleadores por um clube pertence mesmo ao que muitos apelidam de “Rei” do futebol mundial, ou seja, Pelé. O antigo astro brasileiro contabilizou 643 golos ao serviço do Santos FC, dados apresentados pelo Mundo Deportivo.

Até ao passado fim de semana, Messi encontrava-se em terceiro posto na lista de jogadores com mais golos por uma só equipa. Para além de Pelé, o jogador do Barcelona tinha também o ‘panzer’ germânico Gerd ‘Torpedo’ Müller acima. O antigo avançado alemão fez 565 tiros certeiros em encontros oficiais ao serviço do Bayern Munique (clube que representou entre 1964 e 1979), de acordo com os números do Mundo Deportivo. Müller passou ainda pelo TSV 1861 Nördlingen e jogou também no Fort Lauderdale Strikers. Messi tinha, assim, 564, marca que aumentou para os 566 após o bis do argentino no desaire dos catalães perante o Betis, durante o domingo.

Messi, que já referiu outrora que pretende terminar a carreira na Catalunha, precisa, assim, de marcar mais 77 golos pelo Barcelona para igualar Pelé neste recorde e fazer 78 para ultrapassar completamente o antigo astro canarinho. De nome Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido no mundo do desporto rei por Pelé, o ex-avançado marcou 643 golos em compromissos oficiais pelo Santos, mas a verdade é que dizem mesmo que ultrapassou a marca dos mil remates certeiros na carreira, entre jogos pelo clube brasileiro, pela seleção, amigáveis, também na passagem que teve pelos Estados Unidos, no New York Cosmos e em alguns jogos pela seleção militar canarinha. Mais precisamente, no Santos foram 18 épocas, entre 1957 e 1974, com 643 golos.

Depois dos nomes de Pelé, Messi e Müller, que completam o pódio, surgem dois portugueses, que até poderiam estar mais acima caso o ranking fosse a respeito de golos na carreira, mas a verdade é que no que concerne a remates certeiros por uma equipa Eusébio e Cristiano Ronaldo ficam-se pela quarta e quinta posição, respetivamente. O Bola de Ouro em 1965 marcou 473 golos em jogos oficiais pelo Benfica, onde esteve entre 1960 e 1975, de acordo com os números partilhados pelo Mundo Deportivo. No entanto, merece ser salientado que Eusébio passou ainda por vários outros clubes e jogou ainda nos Estados Unidos. Cristiano Ronaldo, por seu turno, assinou 450 golos em 438 partidas oficiais com a camisola do Real Madrid, equipa que trocou pela Juventus neste verão. O número de remates certeiros no total na carreira do capitão da equipa das quinas sobe aos 667 com os encontros por Sporting, Manchester United, Juventus e Seleção Nacional.