O antigo internacional sul-africano criticou a postura do central nos treinos, mas destacou o rendimento nos jogos
Benni McCarthy veio a público criticar a postura de Ricardo Carvalho nos treinos aquando da passagem de ambos pelo FC Porto (coincidiram durante duas épocas e meia, entre 2001 e 2004). Em entrevista ao jornalista Norman Hunter, divulgada esta segunda-feira, o antigo internacional sul-africano comparou até o comportamento do central português com o de… uma criança de dez anos. “Foi o pior jogador com quem treinei desde segunda a sexta-feira. Falar com ele num treino era como falar com uma criança de dez anos, quando a mente deles está sabe-se lá onde. Ele simplesmente não estava lá e não fazia o que devia.”
Ainda assim, McCarthy reconhece que dentro das quatro linhas, nos jogos, Ricardo Carvalho era dos principais destaques da equipa, o que o surpreendia. “Mas depois chegávamos ao sábado ou domingo e quem era o homem do jogo? Ricardo Carvalho. Sinceramente, eu nunca percebi como é que ele era capaz. Nunca vi ninguém como ele.”
McCarthy destacou que José Mourinho, treinador do FC Porto aquando da passagem de ambos pelos azuis e brancos, foi fulcral para a carreira de Ricardo Carvalho. “A carreira do Ricardo foi salva porque teve um treinador como o Mourinho, que o compreendia e percebia como trabalhar com cada jogador. Por isso é que o quis contratar em todos os clubes em que esteve. Mourinho sabia que, com outro treinador, o Ricardo Carvalho se deixaria ir abaixo”, considerou ainda Benni McCarthy.