Grande Futebol
Massimiliano Allegri regressa ao comando técnico da Juventus
2021-05-28 15:20:00
Duas épocas depois, técnico italiano volta a Turim, para suceder a Pirlo

O treinador Massimiliano Allegri regressa ao comando técnico da Juventus, duas épocas depois de ter saído, informou hoje o clube de Turim, quarto classificado na Serie A italiana de futebol da época 2020/21.

“Allegri regressa a um banco que conhece muito bem, um clube que o ama e que ele ama, para iniciar hoje uma nova viagem em conjunto, rumo a novos objetivos”, assinalou a Juventus, no sítio oficial na internet.

O anúncio deste regresso acontece poucas horas depois de a Juve comunicar a saída de Andrea Pirlo, que não durou mais do que uma época à frente da equipa de Turim, na qual alinha o avançado internacional português Cristiano Ronaldo.

Depois de nove scudettos consecutivos, cinco dos quais com Allegri como treinador, a Juventus falhou uma 10.ª conquista, ao terminar o campeonato em quarto lugar, e foi eliminada nos oitavos de final da Liga dos Campeões, diante do FC Porto.

Foi preciso esperar pela última jornada para que a equipa assegurasse a vaga de acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, ao vencer fora o Bolonha (4-1), num jogo em que Pirlo deixou Cristiano Ronaldo, melhor marcador da Serie A, no banco de suplentes.

Um resultado, aliado a um empate do Nápoles na última jornada, que permitiu à Juve terminar em quarto lugar, numa época em que as conquistas se saldaram pela Supertaça italiana e a Taça de Itália, muito pouco em relação ao que o clube estava habituado.

Com o anúncio do regresso de Allegri, o clube do norte de Itália sublinhou as conquistas do técnico com a vecchia signora.

“Os troféus estão gravados na história do clube: cinco scudettos’, quatro dos quais com a dobradinha, na Taça de Itália, duas supertaças, duas finais da Liga dos Campeões, proezas épicas em Itália e na Europa”, lembrou a Juve.

O treinador, de 53 anos, não esteve à frente de nenhuma equipa desde que deixou a Juventus, no final da época de 2018/19, numa carreira em que treinou ainda Aglianese, SPAL, Grossetto, Sassuolo, Cagliari e AC Milan.

Foi, aliás, no AC Milan, o seu clube antes de rumar à Juventus, que Allegri alcançou as primeiras conquistas, com uma liga italiana, em 2010/11, e uma Supertaça, em 2011/12.