Grande Futebol
Manuel José e a contratação falhada de Mohamed Salah: "Foi a sorte dele"
2018-04-25 17:45:00
Tudo aconteceu pouco antes do avançado rumar ao FC Basileia, da Suíça

No Egito, Manuel José ganhou tudo o que havia para ganhar nas duas passagens que teve pelo Al-Ahly. Hoje, há um egípcio em grande destaque no futebol europeu: Mohamed Salah, jogador do Liverpool FC que tem vindo a realizar uma temporada notável. Os dois estiveram perto de ser, respetivamente, treinador e jogador da mesma equipa, mas a mudança acabou por não acontecer.

"Ele jogava no Al Mokawloon, eles desceram e eu mandei contratá-lo a ele e ao Bassem Ali, lateral-direito e que está hoje no Al Ahly. Disse ao meu presidente para o contratar a ele e ao Salah, que tinha 18 ou 19 anos. Passado oito dias o presidente ligou-me a dizer: «Pronto, tudo acordado.» Mas cinco ou seis dias mais tarde voltou a ligar-me a dizer que já não iam", começou por dizer o treinador português ao 'Maisfutebol', revelando ainda o motivo pelo qual a transferência não se concretizou. "A Federação decidiu que não descia ninguém e que se ia alargar o campeonato. E assim o clube do Salah disse que ele afinal já não saía, que precisavam dos jogadores e tinham de reforçar a equipa para ficar na primeira Liga."

Contudo, a transferência falhada de Mo Salah para o Al-Ahly foi benéfica para a carreira do jogador. Quem o garante é o próprio Manuel José. "Foi a sorte do Mo Salah. Passados cinco meses foi para o Basileia. O Al Mokawloon é um clube muito virado para a formação. Se ele tivesse ido para o Al Ahly era muito mais difícil ir para a Europa. Eu tinha uma constelação de estrelas no Al Ahly e um acordo que ninguém podia sair da equipa. Foi muito mais fácil sair de lá para o Basileia, foi muito barato. Do Al Ahly teria saído muito mais caro", assegurou.