Grande Futebol
Man. City brinda 'boxing day' com a maior vantagem pontual da Premier no Natal
2017-12-26 09:30:00
Os 13 pontos de avanço do City sobre o United são a maior vantagem do líder sobre o 2.º na Liga Inglesa no Natal.

Esta terça-feira, tal como acontece todos os anos, Inglaterra vai parar para ver futebol e, consequentemente, também o resto do mundo o fará. Este 26 de dezembro é dia de Boxing Day, ou seja, irá ter lugar mais um jornada da Liga Inglesa, numa fase em que todos os outros principais campeonatos europeus estão parados. Como ingrediente para este ano, a vantagem de 13 pontos que o Manchester City, primeiro classificado, tem sobre o rival United, na segunda posição, é a maior com que um líder da Premier League chegou a 25 de dezembro.

A equipa de Pep Guardiola tem estado imbatível na Liga Inglesa esta época, sem qualquer desaire registo na competição até ao momento e soma uns impressionantes 55 pontos com 19 jornadas disputadas, fruto de 18 triunfos e um empate. Desde que a Liga Inglesa adotou o novo formato, em 1992, o Manchester United de 1993/94 foi a equipa que mais se aproximou dos 13 pontos de vantagem que o líder City tem sobre o segundo classificado. Então treinados por Sir Alex Ferguson, os ‘Red Devils’ chegaram a 25 de dezembro de 1993 no topo do campeonato inglês, com 12 pontos de avanço sobre o Leeds United, que ocupava o segundo lugar. Nas temporadas mais recentes, o Chelsea chegou ao Natal do ano passado com seis pontos de vantagem sobre a segunda posição e no de 2015 o Leicester City tinha dois pontos de avanço do segundo posto.

Líder com tarefa… ‘acessível’? Mourinho enfrenta a principal surpresa

A equipa de Pep Guardiola tem uma vantagem confortável no topo da montanha que é conhecida como Liga Inglesa e joga em Newcastle apenas amanhã. O jogo, que começa às 19h45, irá colocar o Manchester City frente a frente com a turma que ocupa a 15.ª posição do campeonato. Orientado pelo espanhol Rafa Benítez, o Newcastle soma cinco vitórias, três empates e onze desaires na liga esta temporada.

Antes do rival entrar em campo, o Manchester United terá hoje pela frente um ‘osso duro de roer’, quando receber o Burnley FC, equipa que tem sido a principal surpresa desta época por Terras de Sua Majestade. Os ‘clarets’ encontram-se atualmente no sétimo posto da tabela classificativa, com 32 pontos, resultantes de nove triunfos, cinco empates e outras tantas derrotas.

Ainda destacar na tarde desta terça-feira, o Chelsea, com a aproximação ao Manchester United em vista, recebe o Brighton & Hove Albion. Na luta pelo quarto lugar da Liga Inglesa, o Liverpool FC joga em casa diante do Swansea City, o Tottenham recebe o Southampton e o Arsenal só entra em campo dia 28, para a deslocação ao terreno do Crystal Palace.

Os portugueses que podem ir a jogo

Com José Mourinho no topo dos portugueses que serão protagonistas deste Boxing Day, outro treinador, de nome Marco Silva, também terá encontro para disputar nesta terça-feira, quando o Watford FC receber o Leicester City, pelas 15h. Cédric Soares e o Southampton abrem as hostes de hoje, com a deslocação ao terreno do Tottenham, ao passo que o West Ham de José Fonte joga em Bournemouth. Renato Sanches não tem sido opção regular no Swansea City, mas a equipa galesa defronta o Liverpool FC esta terça-feira. Na quarta-feira, Bernardo Silva e o Manchester City vão ao reduto do Newcastle.

Liga Inglesa, 20.ª jornada

Tottenham-Southampton, hoje às 12h30

Manchester United-Burnley, hoje às 15h

Chelsea-Brighton & Hove Albion, hoje às 15h

Watford FC-Leicester City, hoje às 15h

West Bromwich-Everton, hoje às 15h

Huddersfield Town-Stoke City, hoje às 15h

AFC Bournemouth-West Ham, hoje às 15h

Liverpool FC-Swansea City, hoje às 17h30

Newcastle-Manchester City, amanhã às 19h45

Crystal Palace-Arsenal, quinta-feira às 20h