Uma das maiores figuras da história da Liga Inglesa, Jermain Defoe passou por clubes como o West Ham, Tottenham, Portsmouth FC e Sunderland AFC, mas o golo marcado pelo AFC Bournemouth na vitória por 2-1 sobre o Brighton & Hove Albion que garantiu os primeiros três pontos do clube vai ficar, certamente, na memória do ponta-de-lança de 34 anos durante muito tempo. Isto porque, para além de dar a vitória à sua equipa e marcar o seu primeiro golo em 2017/18, Defoe voltou a marcar pelo AFC Bournemouth, equipa onde se começou a mostrar ao mundo do futebol profissional há mais de quinze anos.
Depois do nulo ao intervalo, o Brighton & Hove Albion (com Schelotto no banco) inaugurou o marcador aos 55' graças a um golpe de cabeça de Solly March. Os 'seagulls' estavam em boa posição para conseguirem a segunda vitória na Liga, mas Andrew Surman empatou para os visitados pouco mais de dez minutos depois ao concluir com sucesso uma jogada com Jordon Ibe, extremo que havia entrado no segundo tempo. O golo que consumou a reviravolta teve novamente a ajuda de Ibe, que serviu Jermain Defoe para este rematar com força e colocação para o fundo das redes.
From this... to this. ?@IAmJermainDefoe ❤#afcb ? pic.twitter.com/4pZiwNwGyw
— AFC Bournemouth ? (@afcbournemouth) 15 de setembro de 2017
Em 2000/01, quando esteve emprestado pelo West Ham ao AFC Bournemouth, Jermain Defoe apontou 18 golos em 29 jogos na extinta Second Division, que na altura representava o terceiro escalão do futebol inglês. Com menos de 20 anos, o avançado demonstrou logo que era dono de uma capacidade goleadora invulgar, o que fez com que regressasse aos 'hammers' no final da época e, desde então, a sua carreira tem sido histórica, tendo Defoe apontado mais de 150 golos na Liga Inglesa, o que o coloca no top 10 dos jogadores que mais faturaram na prova.
O último golo marcado pelo internacional inglês ao serviço do AFC Bournemouth antes da noite desta sexta-feira tinha acontecido a 5 de maio de 2001. Ontem, mais de 16 anos volvidos e quase 6000 dias depois, Defoe voltou a ser feliz com a camisola dos 'cherries' e tudo aconteceu em Dean Court, recinto do AFC Bournemouth, o que coloca a cereja no topo do bolo da história.