Grande Futebol
Krychowiak e o possível fim do sonho Premier League para William Carvalho
2017-08-30 22:55:00
Chegada de Krychowiak ao WBA e a desistência do West Ham parecem fechar a porta da Premier League a William Carvalho

Grzegorz Krychowiak é o mais recente reforço do West Bromwich Albion naquela que é uma das transferências mais surpreendentes da atual janela de transferências. O médio internacional polaco, depois de várias temporadas em alto nível na liga espanhola ao serviço do Sevilha FC, e que o levaram até Paris para reforçar o PSG, chega agora à Premier League por empréstimo co clube francês. A contratação de Krychowiak, porém, mais do que uma das surpresas do mercado de verão, em conjunto com as indicações da imprensa britânica acerca da desistência do West Ham no concurso de William Carvalho, parecem encerrar, mais uma vez, a possibilidade do médio internacional português ingressar na Premier League.

West Bromwich Albion e West Ham foram, nas últimas semanas, atendendo ao que foi veiculado na imprensa, também nos últimos tempos, os dois clubes que mais interesse terão demonstrado na contratação de William Carvalho. As notícias da desistência do emblema londrino e a dupla contratação do WBA para a posição do internacional português – não só Krychowiak chegou ao WBA nas últimas horas, mas também o internacional inglês Gareth Barry -, parecem redundar no fecho da janela de oportunidade para que William integre o futebol inglês já este verão. Situação que certamente estará na origem de novos rumores na imprensa internacional que colocam agora William como o objectivo principal do AS Mónaco caso a saída de Fabinho se efetive nas próximas horas.

Se a contratação de Gareth Barry, por parte do WBA, se adapta na perfeição à identidade do clube dos arredores de Birmingham, a contratação de Grzegorz Krychowiak, pelo contrário, surgiu como uma verdadeira surpresa. Não só porque Krychowiak não reflete o perfil habitual das contratações do WBA, muito fiéis a um certo “charme britânico”, como o médio polaco possui um pedigree futebolístico pouco consonante com o palmarés do emblema inglês. Uma clara demonstração, ainda assim, da ambição com que o WBA entra na presente temporada. Só neste mercado de transferências, o WBA fez chegar ao The Hawthorns, o seu estádio, três internacionais ingleses – Jay Rodríguez, Gareth Barry e Kieran Gibbs -, Hegazi (ex Fiorentina) e ainda Oliver Burke, que apesar de ter “falhado” em Leipzig, continua a manter-se como um dos jovens britânicos de maior potencial.

Grzegorz Krychowiak, porém, surge à primeira vista como um caso de um jogador a mais para o clube que agora representa. O médio ex Sevilha chega a West Bromwich por empréstimo do PSG e com quase meia centena de internacionalizações pela Polónia no seu histórico futebolístico. Mais que isso, Grzegorz Krychowiak chega ao WBA semanas depois de ter sido jogador de Liga dos Campeões e meses depois do mesmo Krychowiak ter vencido duas Liga Europa pelo Sevilha, ter integrado a equipa do ano da liga espanhola em 2015 e vencido Supertaça, Taça e Taça da Liga de França ao serviço do PSG. Um ano depois, também, de ter disputado o Europeu 2016 ao serviço da Polónia. A colocação de Krychowiak no WBA por empréstimo poderá ser, por isso, a possibilidade encontrada pelo PSG para colocar o médio polaco na maior montra do futebol europeu de clubes: a Premier League. Abrindo, assim, Krychowiak ao mercado inglês com vista a uma valorização do médio e a uma transferência em definitivo na próxima temporada, algo tão necessário para que o clube parisiense cumpra com os requisitos do Fair Play Financeiro imposto pela UEFA.

Wolfsburgo, Schalke, Bayer Leverkusen, Inter Milão, Lázio, Valência, Juventus, Chelsea, Lyon, Leicester… Todos estes nomes; todos estes clubes foram associados a Grzegorz Krychowiak nas últimas semanas e desde que o mercado de transferências reabriu. O internacional polaco, porém, foi hoje apresentado como reforço do WBA, clube habitualmente associado (correta ou incorretamente) com uma luta permanente pela manutenção na Premier League. Em Paris a vida de Krychowiak não foi fácil mas o médio polaco parece manter a sua cotação em alta ao ter sido associado a vários dos maiores clubes do futebol europeu. Porém, será no WBA que o internacional polaco encontrará o seu espaço esta temporada. No WBA dificilmente Krychowiak não ganhará o seu espaço e talvez por isso a decisão se encerre como positiva, quer para o jogador, quer para o PSG que, caso Krychowiak se destaque, poderá conseguir mesmo vender o médio por um valor superior ao qual o contratou ao Sevilha em 2016: 33 milhões de euros. Em Paris, mesmo tendo sido orientado pelo técnico que o tornou num dos mais requisitados médios do futebol europeu, Krychowiak não se conseguiu impor tendo realizado apenas 657 minutos na liga francesa em toda a temporada no clube francês.

A porta da Premier League parece, assim, cada vez mais fechada para o ingresso de William Carvalho. Não só o WBA contratou Gareth Barry e Grzegorz Krychowiak para a sua posição, como o West Ham, segundo a imprensa inglesa, terá esbarrado na intransigência do Sporting e desistido da contratação do internacional português virando-se agora para André Gomes. O Mónaco surge agora como rumor para o destino de William e só as próximas horas poderão esclarecer em que clube, afinal, o médio português seguirá a sua carreira esta temporada.