Grande Futebol
Karim Benzema ganha recurso no processo de chantagem a Valbuena
2017-07-12 11:00:00
Supremo Tribunal de França deu razão ao recurso de Benzema e a investigação do processo será repetida

Habituado a vencer dentro de campo, fora dele, Karim Benzema conquistou ontem uma grande vitória no caso que o associa ao escândalo de chantagem que envolve Mathieu Valbuena, futebolista do Marselha. Depois de Benzema ter visto o seu primeiro recurso rejeitado pela justiça francesa, ontem, foi o Supremo Tribunal de França quem acabou por conceder a Benzema razão na sua luta contra a atuação da polícia durante o processo de investigação. O Supremo determinou a investigação como ilegítima mas a defesa de Benzema continua a luta para que o caso seja arquivado e o avançado francês seja ilibado. 

O caso remonta a 2015, altura em que Mathieu Valbuena foi abordado por um indivíduo que o ameaçou de tornar público um vídeo de conteúdo sexual envolvendo o médio francês. Supostamente negociando por Valbuena, esteve um polícia francês, sob anonimato, e que se apresentou como Lukas perante o chantageador. O problema, para a defesa de Benzema, esteve na atuação do polícia em questão. Defendem que o mesmo teve um "papel excessivamente ativo" para que ambos os lados chegassem a um acordo e a ilegalidade fosse cometida. 

Benzema é acusado de cumplicidade no caso, com a acusação a ter por base uma alegada conversa entre Benzema e Valbuena durante um treino da seleção francesa em 2015. Benzema terá sabido do caso depois de um dos suspeitos da chantagem a Valbuena ter abordado um amigo de infância do avançado do Real Madrid (Karim Zenati), para que o mesmo fizesse chegar a informação a Benzema e o avançado francês aconselhasse Valbuena a ceder à chantagem. A acusação entendeu, por isso, que "Benzema aconselhou Valbuena a ceder à chantagem pagando aos chantagistas o valor que pediam. 100 mil euros", algo, que Benzema e a sua defesa negam. Benzema pediu então que a investigação fosse anulada e repetida, alegando que a mesma era ilegal e que a atuação do polícia viciara a investigação. Os investigadores, por seu lado, defenderam que a intervenção do polícia foi a necessária e justificada de forma a conseguir desmantelar a rede que chantageou Valbuena.  

Após a rejeição do primeiro recurso por parte do Tribunal de Recurso de Versalhes – que poderia colocar Benzema na rota de um pena de até cinco anos de prisão e 75 mil euros de indemnização -, com a chegada do processo ao Supremo Tribunal de França, a defesa de Benzema conquistou agora uma pequena vitória. A investigação irá ser repetida, com o advogado de Benzema a prever que o caso se estenda por mais seis meses. Pede, ainda, que o caso contra Benzema seja arquivado e o avançado francês deixe de estar implicado neste processo de chantagem a Valbuena do qual o avançado até era grande amigo. Desde então, nenhum representou mais a seleção francesa. 

Ou seja, o Supremo Tribunal de França concordou que a atuação do polícia foi ilegal e viciou a investigação, mas não ilibou já Benzema do caso. Garantiu apenas que a investigação seja repetida e só aí o avançado francês poderá, ou não, ser ilibado. Essa, garantiu o advogado de Benzema, Sylvain Cormier, continua a ser a grande luta e o objetivo da defesa.