Grande Futebol
Josef Martínez: Do falhanço europeu a melhor avançado de sempre da MLS
2018-07-29 20:00:00
Em poucos meses nos Estados Unidos, Josef Martínez obliterou praticamente todos os registos goleadores da competição.

Josef Martínez chegou a Atlanta, em 2017, com muito por provar. Aos 23 anos, o avançado venezuelano não atingira ainda a promessa que pareceu garantir ainda adolescente ao serviço do Caracas FC e que lhe valeu uma chegada ao futebol europeu pela mão do Young Boys da Suíça. Em Atlanta surgiu como uma das caras do novo e mais excitante projeto futebolístico da MLS e, senhores, como Josef Martínez se redimiu. Em apenas dois anos, Martínez é hoje um dos grandes goleadores do futebol internacional.

No futebol nada é linear. Nem os grandes clubes vencem sempre, nem os pequenos clubes perdem sempre. Na surpresa está a magia do jogo e, tal qual isto, nem os jogadores evoluem todos da mesma forma. Josef Martínez que o diga. Aos 23 anos e depois de uma experiência falhada na Europa, em particular em Turim quando chegou por fim a uma das maiores ligas do Mundo, a necessitar de um novo rumo na carreira, não só Josef Martínez se redimiu, como explodiu definitivamente como jogador. “Late bloomer” ou apenas culpa das circunstâncias, hoje, Josef Martínez é um dos avançados mais excitantes do futebol internacional e vai fazendo história na principal liga de futebol norte americana.

Os golos fizeram sempre parte da vida de Josef Martínez, mesmo que na Europa tal não tenha sido percetível. Aos nove anos, num jogo de miúdos, Martínez marcou cinco golos que lhe mudaram a vida. Descoberto pelo atual agente, Martínez foi levado para a Argentina para tentar a sorte ao serviço do Estudiantes de La Plata e só questões burocráticas relacionadas com o visto de permanência no país impossibilitaram uma melhor formação enquanto futebolista. Martínez regressou à Venezuela e aos 17 anos já jogava na primeira divisão do país ao serviço do Caracas FC onde se tornou num dos mais jovens marcadores de sempre da Libertadores numa vitória do Caracas por 2-1 sobre o Unión Española do Chile. Vários golos enquanto adolescente entre os seniores e a estreia pela seleção venezuelana ainda jovem abriram-lhe as portas da Europa onde não voltou a replicar os registos goleadores. Em Itália, em particular, também por ser maioritariamente utilizado junto às alas e não no corredor central onde agora brilha.

“Penso que o que aconteceu nas outras equipas pelas quais joguei foi que havia sempre outro avançado, ou alguém mais alto e mais forte do que eu. Então eu joguei sempre ao lado de alguém. Aqui estou a fazer e a aprender coisas diferentes e aprender bastante nesta nova posição. Estás sempre a aprender. Estou a aprender a usar melhor o corpo. Mas é tudo mérito dos meus companheiros também. Estou bastante grato por toda a ajuda que tenho recebido dos meus colegas”, explicou Josef Martínez.

Com 43 golos em 44 jogos ao serviço do Atlanta United, Josef Martínez olha nos olhos os maiores goleadores do futebol atual. A MLS nunca viu alguém como o venezuelano. Com os dois golos apontados esta madrugada perante o Montreal Impact, Martínez alcançou os 43 golos e a onze jogos do final da temporada regular da MLS está a apenas um golo de igualar o registo histórico de Stern John que apontou 44 golos nas duas temporadas de estreia na principal liga de futebol da América do Norte. Mais do que isso, com 24 golos somente esta temporada, em 23 jogos e a onze do final da temporada regular, Josef Martínez precisa apenas de três golos para igualar o registo histórico de golos da competição numa temporada estabelecido por Roy Lassiter, Chris Wondolowski e Bradley Wright-Phillips nas temporadas 1996, 2012 e 2014 respetivamente.

Josef Martínez redimiu-se do insucesso europeu em grande estilo e prepara-se para obliterar todos os recordes de golos da competição e em tempo recorde. Mantenha-se, o venezuelano pela MLS e dificilmente algum outro, algum dia, irá igualar os seus registos. Como o de mais hat tricks apontados na competição, por exemplo, que em apenas temporada e meia é já pertence de Josef Martínez. Frente ao DC United de Wayne Rooney, a 21 julho, Josef Martínez chegou aos seis hat tricks na MLS, ultrapassando assim Stern John e Diego Serna como os jogadores da MLS com mais hat tricks marcados na competição.

Martínez obliterou o recorde dos hat tricks na MLS e fê-lo como um furacão. Fê-lo em 42 jogos, treze jogos a menos do que aqueles que Stern John precisou para apontar cinco hat tricks na competição. Diego Serna, diga-se, chegou aos cinco hat tricks na MLS em 124 jogos, enquanto Landon Donovan se quedou pelos quatro hat tricks na MLS em... 340 jogos. Consiga, Josef Martínez, mais um hat trick até final da temporada, e o venezuelano passará também a deter o número recorde de hat tricks apontados pelo mesmo jogador na mesma temporada da MLS: quatro, sendo que tanto na temporada passada como nesta que se joga Josef Martínez igualou o recorde de três hat tricks na mesma temporada da MLS.

“Ele é simplesmente letal à boca da baliza. Vive para marcar golos. Fica totalmente possesso nos treinos e nas peladinhas onde jogamos apenas a brincar se por acaso não consegue marcar um golo. É a vida dele. É o que ele faz. É o que ele ama fazer e qualquer um consegue perceber isso quando o vê jogar”, afirmou à imprensa norte americana Michael Parkhurst capitão de equipa do Atlanta United.

Josef Martínez está a reescrever história na MLS. Em apenas duas temporadas, praticamente todos os recordes de golos marcados estão a ser obliterados pelo venezuelano, encontrando em Atlanta a redenção para uma experiência falhada na Europa. Desde que chegou ao emblema treinado por Tata Martino - o que pode ajudar a explicar a explosão de Martínez enquanto jogador - nunca o venezuelano ficou mais de dois jogos sem marcar qualquer golo e, essas secas goleadoras, sucederam em apenas duas ocasiões. Para muitos, nos Estados Unidos, Josef Martínez é já o melhor avançado de sempre da MLS. Estarão as portas da Europa novamente escancaradas para Josef Martínez?