Grande Futebol
José Caro. O guardião que bate recordes em Espanha e 'persegue' Buffon
2022-10-13 15:40:00
Nem só de golos marcados há assunto. Em Espanha há um guarda-redes na moda por não sofrer

Se o futebol é uma festa quando a bola 'beija' as redes pelo seu interior, quem procura evitar golos tem acaba por ter alguns 'minutos de fama' quando a baliza fica trancada por vários jogos consecutivos. É certo que, dizem os entendidos, que a tarefa de um guarda-redes é ingrata e solitária. Mas ninguém esconde que, embora não se paguem milhões por um guarda-redes como se pagam por médios e avançados, ou até defesas, os 'porteros' têm a sua importância.

Serve esta introdução, e foi lançada a pista sobre o que vamos falar nas próximas linhas com a expressão 'portero', para lhe falar de um guarda-redes. A viagem é curta mas curiosa até Espanha onde um guarda-redes se tem vindo a destacar entre 'feras' das balizas como aquelas que habitam em Espanha como Courtois ou Ter Stegen. O nome em destaque é José Antonio Caro na II Divisão.

Nascido para o futebol em Sevilha, Caro tem sido a grande figura do surpreendente Burgos CF, uma equipa que procura cimentar a sua posição entre os patamares do futebol profissional.

O Burgos CF está em alta na II Liga espanhola e com um dado curioso a nível desse campeonato do país vizinho, mas também no resto da Europa.

A formação 'blanquinegra' ainda não sofreu qualquer golo na edição 2022/2023. Trata-se de um dado que fazem de José Antonio Caro, guarda-redes da equipa, uma estrela do momento.

O Burgos segue sem saber o que é sofrer um golo nesta época e comprovou o seu grande nível com uma importante vitória fora de portas diante do Andorra FC (0-1), sendo que o registo tem sido de tal forma destacado que J.A. Caro até foi considerado como o jogador do mês do segundo escalão do campeonato espanhol.

São 900 minutos oficiais que o Burgos leva e sem sofrer qualquer golo, permitindo que J.A. Caro tenha batido um registo de Claudio Bravo, como o guarda-redes que mais tempo levou sem sofrer golos no arranque de uma edição das ligas profissionais de Espanha.

O chileno, recorde-se, manteve a baliza sem sofrer golos durante 755 minutos na temporada 2014/15, quando defendia as cores do Barcelona. 

"É histórico", assegura Caro, certo de que é "bom" este reconhecimento mas num desporto coletivo como é o futebol o "importante é a equipa".

Mas ninguém esconde que paira o desejo de que o recorde possa continuar. E já existe outra meta para derrubar em Espanha, com Caro a tentar bater um recorde que pertence a Abel Resino, antigo guarda-redes do Atlético Madrid, e que curiosamente já treinou os 'colchoneros'.

Quando era 'portero', Abel Resino esteve sem sofrer golos desde 25 de novembro de 1990 até 17 de março de 1991. No total foram 1.275 minutos invicto.

Apesar de o seu nome estar em destaque em Espanha, Caro aponta para os objetivos coletivos e não nega que preferia sofrer golos mas vencer jogos do que manter a baliza sem golos, mas não conseguir alcançar triunfos coletivos.

As palavras do guarda-redes aos meios de comunicação da Liga espanhola são encaradas como humildes para um guarda-redes que confessa que o "segredo é o trabalho diário".

"Não há mistério. É o trabalho em conjunto de todos, o compromisso, a humildade e o esforço comum neste balneário que é incrível", reconhece o guardião do Burgos, uma equipa que tenta manter uma posição consolidada no futebol espanhol.

E conta para tal com a experiência de um velho conhecido do futebol inglês e espanhol: Michu. E Caro atribuiu méritos também ao diretor do Burgos pela forma como a formação se tem apresentado em campo jornada após jornada.

"É um ambiente incrível que se vive neste clube, sobretudo quando jogamos em casa. O clube está a melhorar em todos os aspetos", reconhece Caro.

Perseguição ao registo de... Buffon

A nível europeu, Caro tem uma meta que poderá bater em breve e que está na posse de uma lenda das balizas. Gianluigi Buffon, mítico guarda-redes transalpino, em 2016 atingiu a marca de 930 minutos imbatível na Serie A italiana. Será Caro capaz de derrubar esta marca? É aquilo que se aguarda para ver nas próximas semanas.

Caro precisa de manter a baliza fechada no próximo jogo e nos 30 minutos do jogo que vem em seguida no campeonato. Será capaz? É esperar para ver!