Grande Futebol
Jornalistas desafiam Fernando Santos a fazer promessa e resposta é curiosa
2021-06-08 16:40:00
"Deixava muitas coisas" mas há algo que faria Fernando Santos perder já o Euro2020

O selecionador nacional diz que não parte para o Euro2020 "nem mais nervoso, nem mais condicionado" na condição de campeão da europa em título. Fernando Santos diz que seguirá para a competição "com a mesma convicção, isso sim" e admite que a turma lusa é candidata a vencer o torneio, revalidando o título conquistado há cinco anos, em França, na célebre final de Paris que foi decidida com um golo no prolongamento apontado por Éder.

"Portugal é candidato a vencer este Europeu. É com esse objetivo que vamos lá", referiu o técnico português, antecipando dificuldades no caminho da turma portuguesa. "Isto não é matemática pura. Temos é que nos preparar bem para errarmos o menos possível e sermos melhores do que os adversários".

Aos jornalistas, Fernando Santos, que há cinco anos fez uma promessa que se viria a revelar emblemática, quando disse que só voltaria no fim do torneio, voltou a fazer uma nova promessa, quando convidado a dizer se deixaria o vício do tabaco, se lhe dissessem que Portugal venceria o Euro2020.

"Há muitas coisas que deixava de fazer para ganhar o Europeu. Se me dissessem para deixar de acreditar em Deus, não, perco o Euro já amanhã. Em relação à minha família, igual. Agora tudo o resto acho deixava para ser campeão europeu", afirmou o selecionador nacional Fernando Santos, em conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente a Israel, o derradeiro teste dos campeões europeus antes do arranque do Euro2020.

Em relação ao facto de a seleção nacional ter sido vacinada, Fernando Santos diz não ser especialista clínico mas diz estar seguro na 'bolha' criada pela Federação Portuguesa de Futebol.

"Não sou médico. Estas questões deviam ser colocadas à Direção-Geral da Saúde. Não sei o que é que a vacinação traz de diferente", disse, acrescentando que está vacinado e aconselhando os portugueses a seguirem o seu exemplo. "Pedia era a todos os portugueses que se vacinassem, por bem deles. Da minha parte, já dei o exemplo."

Detentor do troféu, Portugal faz parte do grupo F do Euro2020, juntamente com Hungria, Alemanha e França. A estreia da turma das quinas está agendada para o dia 15 de junho, diante dos húngaros, em Budapeste. 

De seguida, o campeão da europa vai defrontar a turma alemã, no dia 19 de junho, em Munique, e medirá depois forças contra os franceses, a 23 de junho, na capital magiar.