Grande Futebol
João Sacramento: dos livros em Gales à primeira liga francesa
2017-11-24 16:00:00
João Sacramento formou-se em Gales, trabalhou com a seleção do país britânico e chegou a França pela mão de Luís Campos.

Se em maio passado, altura que Marcelo Bielsa foi apresentado como novo treinador do Lille OSC, a promessa e expetativa era grande no clube francês, hoje, seis meses depois, a história é bem diferente. Após uma viagem de Bielsa ao Chile, não autorizada pelo clube francês, o técnico argentino foi suspenso das funções de treinador, com o Lille a anunciar a promoção de João Sacramento a membro da equipa técnica provisória do clube francês que irá orientar o plantel principal até que a situação com Bielsa se resolva. A equipa técnica, que irá ser composta por quatro elementos, será supervisionada por Luís Campos, até aqui, conselheiro desportivo do Lille e de Gerard López, atual presidente do clube francês. Dos livros em Gales à Ligue 1 francesa: quem é João Sacramento que a imprensa francesa avança ser o líder da equipa técnica provisória do clube francês?

Natural de Barcelos, João Sacramento tem em 2017/18 uma prova de fogo na sua curta carreira. Aos 28 anos, João Sacramento é, pelo menos por agora, o principal responsável pelo treino da equipa principal do Lille, clube no qual já exercia funções, contudo, mais ligadas à observação que ao treino. A carreira de João Sacramento no futebol tem sido construída, precisamente, na área técnica e científica do jogo. O jovem técnico que, chegou a passar pelas camadas jovens do SC Braga enquanto jogador, iniciou a carreira na área técnica e científica do futebol em 2009 quando assumiu a posição de treinador assistente da equipa sub-15 do Cardiff City, clube onde integrou, igualmente, o departamento de scouting. Uma etapa inicial da carreira que, teve, aliás, uma forte ligação ao futebol do País de Gales. 

Além das funções exercidas ao serviço das camadas jovens do Cardiff City, João Sacramento licenciou-se em treino desportivo pela Universidade de Glamorgan, curso que integrou entre 2009 e 2011, formação que precedeu o mestrado em Coaching de Performance pela mesma universidade, concluído entre 2011 e 2012. Período durante o qual integrou a equipa técnica da formação principal do futebol da Universidade de South Wales, exercendo funções como treinador assistente. A formação que obteve por Glamorgan – onde também exerceu funções como professor assistente, lecionando Coaching de Performance no Futebol -, bem como o trabalho desenvolvido ao serviço da equipa de futebol universitária da instituição que frequentou, levaram João Sacramento até à federação galesa de futebol, onde integrou as equipas técnicas dos dois anteriores selecionadores galeses: Gary Speed, até ao falecimento do antigo médio, e também de Chris Coleman que abandonou há dias o cargo de selecionador do País de Gales. Durante dois anos, entre setembro de 2011 e agosto de 2013, João Sacramento exerceu funções como analista de performance da equipa principal da seleção galesa, período durante o qual a seleção do País de Gales iniciou a sua ascensão no futebol europeu que culminou com a presença inédita na semifinal do Europeu 2016 em França. 

João Sacramento deixou o País de Gales em 2014/15 pela mão de Luís Campos, chegando a França para integrar a equipa técnica de Claudio Ranieri no AS Mónaco. Em França, João Sacramento assumiu a posição de observador chefe dos adversários da equipa principal de futebol do clube francês, funções que manteve com a chegada de Leonardo Jardim em 2015/16, altura em que se tornou, igualmente, um dos técnicos assistentes do treinador português passando a estar mais envolvido na área do treino que em trabalhos anteriores. "Um dos meus trabalhos com o Leonardo Jardim passa por identificar as adversidades no relvado e encontrar soluções para atingir os objetivos da equipa", referiu o próprio em aula promovida pela Liga Portugal em 2016. 

Foi para essa função que, mais uma vez, pela mão de Luís Campos, chegou ao Lille. Em janeiro de 2017, João Sacramento foi contratado pelo clube francês como um dos treinadores assistentes de Patrick Collot, mais uma vez, para exercer funções como observador dos adversários da equipa principal do Lille, funções semelhantes aquelas que já desempenhava no Mónaco. "Estou muito feliz e orgulhoso por poder participar no projeto do Lille. Obrigado aos senhores Gerard Lopez, Marc Ingla e Luís Campos pela a sua confiança. Abordo esta nova aventura com grande motivação e ambição para ajudar o clube e os jogadores a alcançarem a excelência" referiu na altura o jovem técnico e observador português ao site do clube. 

A chegada de Marcelo Bielsa, ao Lille, no início desta temporada, porém, motivou um pequeno retrocesso nas funções de João Sacramento, com o técnico argentino a afastar o português dos trabalhos da equipa técnica da formação principal do Lille, segundo o argentino, devido a uma diminuição da carga de trabalho da equipa do Lille, que passou a ocorrer desde então. A imprensa francesa, porém, apelidou a situação como uma tomada de posição do técnico argentino perante Luís Campos, conselheiro do Lille, uma vez que a relação entre ambos – segundo a imprensa -foi desde cedo algo conturbada.  

João Sacramento regressa assim aos trabalhos da equipa principal do Lille, com a imprensa francesa a assumir que será o português o responsável máximo pelo treino da equipa. "O dono e presidente do Lille, Gérard Lopez, pretendeu reforçar a presença e proximidade junto da equipa profissional através do seu conselheiro desportivo, Luís Campos, que supervisionará este período de transição" referiu há poucas horas o clube francês em comunicado oficial. O L'Équipe definiu mesmo que João Sacramento, anterior responsável pelo departamento de observação do clube, bem como responsável pelas palestras táticas do Lille durante o período Collot, será o líder da equipa técnica provisória que, neste momento, toma conta do emblema francês. Equipa técnica que conta ainda com a presença do luso-francês Fernando da Cruz, Benoît Delaval  (preparador físico) e Franck Mantaux, como treinador de guarda redes.  

O jovem técnico português é assim responsável pela equipa técnica provisória do Lille, numa temporada em que o clube tem desiludido fortemente depois do avultado investimento protagonizado durante a pré-temporada. Além da contratação do icónico técnico argentino, o Lille investiu mais de sessenta milhões de euros em contratações, contudo, em campo, a equipa não tem produzido os resultados desejados. Após 13 jornadas decorridas na liga francesa, o Lille é 19º classificado, registando apenas três vitórias esta temporada na competição, com a equipa técnica provisória a ser instituida após a pesada derrota por 3-0 perante o Amiens.