Grande Futebol
"João Mário foi sempre da Seleção. Otávio vem porque pode ser útil"
2021-08-26 12:40:00
Fernando Santos justifica apostas nos médios de Benfica e FC Porto

João Mário, do Benfica, está de regresso aos convocados da Seleção Nacional, numa lista que conta, pela primeira vez, com o portista Otávio, que nasceu no Brasil mas é já um cidadão português à luz da lei devido aos anos que tem no país. Fernando Santos não se quer alongar em justificações sobre as escolhas mas, em conferência de imprensa, lá foi explicando o que o levou a chamar estes atletas.

"Não vou personalizar", assegurou o selecionador nacional de Portugal, realçando que quer João Mário quer Otávio "podem trazer o que entendemos que podem trazer". "Um já esteve cá, não esteve, esteve", lembrou Fernando Santos, destacando que o centrocampista do Benfica "foi sempre jogador da "seleção".

Em relação a Otávio, Fernando Santos explicou que "é a primeira vez" e foi chamado devido ao que pode dar à Seleção. "Vem porque entendemos que tem caraterísticas que podem ser úteis à Seleção", assegurou o técnico português, realçando que não tem muito tempo para trabalhar com os jogadores.

"Sem tempo, é difícil fazer grandes alterações", adiantou Fernando Santos, esperando que a equipa possa "procurar que as dinâmicas correspondam àquilo" que se pretende.

"O Euro não foi o que desejámos, mas teve muitas coisas positivas. É pegar nisto e conversar com os jogadores para sermos melhores", salientou Fernando Santos, nesta quinta-feira, em conferência de imprensa, onde falou do capitão Cristiano Ronaldo, que tem sido associado a uma eventual saída da Juventus.

"As capas de jornais do mundo todas elas falam do Ronaldo", lembrou Santos, destacando que isso "é normal, é o Cristiano Ronaldo, o melhor marcador do Euro, ainda agora fez um golo no último jogo".

"O que falta dizer do Cristiano Ronaldo? Se está cá de corpo e alma?", interrogou, respondendo ele mesmo em seguida. "Quem duvidar disso, vai ter que duvidar de muita coisa".

O selecionador nacional de Portugal Fernando Santos garantiu que "se há coisa que não se pode duvidar do Cristiano Ronaldo é o amor que tem à Seleção Nacional".

Por outro lado, o selecionador nacional assumiu que o médio luso-brasileiro Matheus Nunes, do Sporting, “está a ser observado há algum tempo” e que tem condições para ser chamado à equipa das ‘quinas’.

“Não estava no lote dos 40 jogadores para o Euro2020, porque, nessa altura, ainda não estava apto a representar a seleção. Só há um mês passou a estar apto. Mas estava na lista de 40 jogadores para esta convocatória. Está cá desde os 12 anos, mas já no ano passado foi observado por nós. Está a ser observado, como outros jogadores”, disse.

Fernando Santos vincou mesmo que “nunca” irá pedir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) “para naturalizar um jogador para vir à seleção”, mas também garantiu nunca irá “discriminar ninguém que esteja apto a representar Portugal”.

“Desde que estejam aptos e entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”, comentou.

Se o particular com o Qatar, em 04 de setembro, será “uma oportunidade para observar jogadores” que Fernando Santos não conhece “tão bem”, as partidas com República da Irlanda e Azerbaijão contam para o Grupo A de qualificação para o Mundial2022.

“Espero que os jogadores respondam à altura. Não havendo tempo para treinar, haverá sempre alguma dificuldade. A Irlanda ainda não tem pontos, mas fez um excelente jogo na Sérvia, apesar de ter perdido por 3-2. Temos o objetivo de estar no Mundial2022 e, para lá chegar, temos de vencer os jogos que temos pelo caminho. Dependemos exclusivamente de nós”, salientou o selecionador.

A seleção portuguesa recebe a República da Irlanda na quarta-feira, no Estádio Algarve, e seis dias depois joga com o Azerbaijão, em Baku. Pelo meio, vai defrontar o Qatar, num particular agendado para 04 de setembro, em Debrecen, na Hungria.

Portugal lidera o Grupo A de qualificação para o Campeonato do Mundo, com sete pontos, os mesmos da Sérvia, enquanto o Luxemburgo é terceiro, com três, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.