Grande Futebol
Inglaterra em alerta: Jogadores têm usado doping legal, com tabaco
2018-03-31 12:45:00
Da próxima vez que vir um jogador com um volume estranho debaixo do lábio superior, é provável que seja snus.

"Snus" (pronuncia-se "snuze). Alguma vez ouviu falar? Trata-se de um pequeno saco de uma espécie de tabaco, não fumável, que provoca efeitos positivos nos atletas. Em Inglaterra, alguns jogadores já assumiram estar a usar este doping legal, mas proibido um pouco por toda a Europa há 26 anos. Confuso? Já lá vamos.

A Federação Inglesa já assumiu a preocupação com o snus, sobretudo porque a utilização desta substância - não proibida - poderá melhorar o rendimento dos atletas que a usem, criando algo próximo do doping. Não é diferente, por exemplo, dos muitos ciclistas e nadadores que “têm asma”, por as bombas terem substâncias positivas e a sua utilização não poder ser totalmente negada.

A posição da Agência Mundial Antidopagem ainda não é oficial, mas já foi pedida, bem como relatórios médicos que analisem a perigosidade da utilização desta droga em excesso.

O que é? Que efeitos provoca?

Já que são os jogadores quem utiliza, podemos deixar a explicação para os próprios jogadores. Palavra para Jamie Vardy, avançado do Leicester: “O snus é uma espécie de saquinho de nicotina que colocas na tua boca, encostado às gengivas, durante cerca de dez minutos”.

As vantagens de usar o snus não são inequívocas. Ainda não está provado que a nicotina melhora a performance desportiva, mas muitos especialistas admitem que a substância aumenta a concentração e o foco, algo que atrai os jogadores. Cada porção de snus tem, aproximadamente, o triplo da nicotina de um cigarro convencional.

A desvantagem – também por provar – é a possível ligação desta substância ao cancro, motivo pelo qual foi proibida na União Europeia (UE).

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, já falou sobre o assunto e, apesar de não ter sabido dar explicações concretas, garantiu que os médicos do clube pediram para falar com os jogadores do City. “Não sei o que eles falaram, nem se essa substância tem vantagens ou desvantagens, mas sei que falaram com os jogadores nesta manhã”.

É legal?

Parece estranho, mas é mesmo assim: a compra e venda de snus é ilegal, tanto no Reino Unido como na União Europeia. No entanto, a utilização é legal. Portanto, caro leitor: pode ter e usar snus, mas não pode comprar nem vender.

Solução: adquirir em países fora da União Europeia. A imprensa inglesa explica que o snus vem, sobretudo, através dos jogadores nórdicos, que trazem as pastilhas da Noruega, país não-membro da UE. Um pacote de snus – do mais poderoso – custa cerca de nove euros, se for comprado online.

Quem usa?

Jamie Vardy não teve problemas em assumir, numa autobiografia, que é consumidor assíduo desta substância. Foi, aliás, esta confissão que espoletou a polémica e terá aberto as investigações. O jogador garante ainda que “muitos jogadores usam isto” e que “alguns até usam durante os jogos”.

O jogador inglês assumiu que “os pacotes de nicotina não são uma necessidade regular, mas apenas esporádica”, acrescentando, por altura do Euro 2016, que os médicos da seleção inglesa “estavam ok”, ao saberem que o jogador utilizava a substância antes dos jogos, conjugando-a ainda com uma bebida energética.

Victor Lindelof – com acesso fácil através do seu país-natal –, ex-jogador do Benfica, publicou uma fotografia no Instagram com uma marca de snus, sugerindo que utiliza esta substância. Também Aubameyang, do Arsenal, e Lascelles, do Newcastle, já assumiram que usam snus.

Por isto, já sabe: da próxima vez que vir um jogador com um volume estranho debaixo do lábio superior, é provável que seja um saquinho de snus.