Grande Futebol
Ilzat Akhmetov, o jovem craque que não olha a meios para atingir os fins
2018-12-06 23:00:00
Foi eleito o melhor jovem jogador a alinhar na Rússia, mas aos 20 anos reúne já uma coleção de episódios menos positivos

Poucas vezes na história do futebol um campeonato do Mundo surgiu em tão má hora para o país organização quanto aconteceu esta temporada no caso russo. Sim, é certo que Golovin não mais apresentou o nível que apresentou na Rússia, mas o surgimento e ascensão de jovens jogadores como Golovin, os irmãos Miranchuk, Chalov ou Ilzat Akhmetov deixam antever um futuro risonho para uma seleção e país cujas principais figuras há muito envelheceram. Há uma nova geração a nascer no futebol russo na qual Ilzat Akhmetov pode muito bem vir a ser porta estandarte. Depois de renunciar às suas próprias raízes, foi agora eleito o melhor jogador jovem do futebol russo.

Aos 20 anos, Ilzat Akhmetov leva já 21 internacionalizações pelas camadas jovens da seleção russa, distribuídas entre sub-18, sub-19 e sub-21. A lealdade ao país onde cresceu como futebolista e para o qual se mudou aos 11 anos enfureceu os responsáveis pelo futebol do Quirguistão, país Natal, que viam em Akhmetov uma figura central para a seleção asiática. Afinal, talvez nunca na história do futebol tamanho talento futebolístico tenha nascido no país. "Quando recebi a notícia da convocação não quis acreditar. Fiquei em choque. Há muito tempo que sonhava com este momento, nem percebi muito bem o que estava a acontecer. Todos me deram os parabéns, estou feliz, para mim é uma grande honra. Vou dar tudo sempre que jogar pelo nosso país", afirmou Akhmetov.

A decisão do jovem médio, porém, não caiu bem junto dos responsáveis da seleção do Quirguistão, antigo membro da União Soviética, que se afirmaram tristes pela decisão do jovem médio em prometer a sua lealdade futebolística à Rússia onde, apesar de tudo, Akhmetov passou menos tempo do que no país natal, ainda que tenha sido ali, e principalmente, ao serviço do Rubin Kazan que cresceu como pessoa e futebolista. Até à saída para Moscovo, reforçando o CSKA esta temporada, foram seis os anos passados por Akhmetov em Kazan.

O jovem médio, porém, não se estreou ainda pela seleção russa. Uma lesão obrigou-o a saltar da convocatória de Cherchesov para os encontros recentes da seleção russa frente à Alemanha e à Suécia, ainda que tal deva valer de pouco para a seleção do país em que nasceu o jovem talento. Foi em Bishkek, há 20 anos, que Akhmetov nasceu, mas são as suas raízes descendentes do Uigures que fazem de Akhmetov uma personagem particularmente intrigante. Um etnia minoritária e que, na China, tem sido vítima de ostracização tendo ficado especialmente célebre, pela negativa, em julho de 2009 quando confrontos entre uigures e hans levaram à morte de 156 pessoas no maior massacre ocorrido no país desde os disturbios de Tian'anmen.

Esta que não foi a única decisão controversa de Akhmetov nos últimos tempos. Também a chegada ao CSKA, este verão, motivou críticas por parte dos responsáveis do anterior clube. Segundo estes, Akhmetov recusou-se a assinar novo contrato com o clube por questões relacionadas com exigências salariais, bem como uma cláusula que obrigava o clube a utilizá-lo em pelo menos metade dos encontros do Rubin Kazan. Caso isso não acontecesse, Akhmetov seria indemnizado em trezentos mil Euros, praticamente o seu salário anual, acabando por ser afastado dos trabalhos da equipa do Rubin Kazan na etapa final da temporada passada.

"Não entendemos quais são os objetivos de Akhmetov, já que nunca entrou em negociações connosco pessoalmente, tendo sido o seu agente a conduzir todas as negociações. Não acreditamos que este comportamento tão pouco amigável tenha partido diretamente do jogador, que até foi formado no clube. Contudo, este continua a abusar e a trazer-nos problemas adicionais. Concordámos com todas as suas exigências. Recusou e acabou por nos dizer que tinha a oportunidade de se juntar a outro clube livremente. Ilzat é um bom jogador, mas o seu agente apenas pensa em dinheiro e na comissão que poderá fazer após ser contratado por outro clube e que legalmente nos pertence a nós. Tendo em conta a falta de ética do agente de Akhmetov todos os outros clubes deverão estar alerta", desabafou então Rustam Sayakhov, diretor para o futebol do Rubin Kazan, com o agente de Akhmetov a responder que o clube não pode mudar a política administrativa de um momento para o outro e esperar que os jogadores assinem contratos em cima do joelho.

Os problemas entre Akhmetov e o Rubin Kazan, já não eram da altura. Em setembro de 2017 o jogador foi enviado para as reservas do clube também devido a questões relacionadas com dinheiro e com o envolvimento do agente do jogador. Tudo, porque durante nove meses Akhmetov recebeu um valor inferior aquele que tinha sido acordado e ainda que o clube tenha acabado por pagar o que ficara acordado, as exigências do agente do jovem, que pediu ainda mais dinheiro, acabou por fazer ricochete em Akhmetov que passou dois meses a treinar com a equipa secundária do Rubin Kazan.

Comparado por certos media a Radja Nainggolan, Ilzat Akhmetov é agora um dos rostos do novo CSKA que pela primeira vez em muitos anos rompe com a tradição e é hoje uma das equipas mais jovens do futebol russo. Associado à AS Roma de forma bem vincada nos últimos meses, Akhmetov destaca-se pela qualidade com bola, seja no passe, seja no transporte da mesma. Dados fornecidos pelo portal Goalpoint, em destaque recente feito ao CSKA, mostram que Akhmetov é um jogador igualmente capaz no processo defensivo com muitas recuperações de bola feitas e poucos desarmes falhados.

"Um talento especial que se evidencia no momento de construção da equipa – na altura de verticalizar através do passe, mantém eficácia elevada em passes para a frente (67%), passes no meio-campo adversário (78%) e passes longos (70%). Mostra ainda uma elevada qualidade na progressão, completando 80% das suas 1,5 tentativas de drible – um rácio óptimo para quem joga “no trânsito” do meio-campo", escreveu o Goal Point, com os dados de temporada a fazerem o portal estatístico WhoScored destacar Akhmetov como um médio forte no passe, nos passes chave, no dribbling, no tackling, que gosta de ter bola e não se esconde em momento defensivo.

Ora veja lá bem o que vale Akhmetov, o novo melhor jovem jogador a alinhar no futebol russo, mesmo depois de tantas contrariedade: