Há vidas que davam um filme e a de Guillermo Ochoa bem que seria um sucesso de bilheteira no cinema mundial, se um argumentista quisesse pegar na história do guarda-redes mexicano e um realizador a colocasse nos ecrãs das salas de reprodução da sétima arte. É que com Guillermo Ochoa há de tudo: há episódios marcantes; há um fio condutor para a história e, acima de tudo um herói como na banda desenha ou nos filmes.
Francisco Guillermo Ochoa Magaña nasceu há 37 anos em Guadalajara, Jalisco, no México e quando nasceu estava o mundo longe de imaginar que ele seria a figura de vários campeonatos do mundo consecutivos. É que Ochoa é aquele jogador que a cada quatro anos aparece para brilhar no principal palco do futebol mundial e depois está como que em estado de hibernação, sem que seja estrela dos jornais e das televisões como é em tempos do Campeonato do Mundo.
No México, em jeito de brincadeira, até se diz que a Federação guarda o guardião numa arca frigorífica e descongela-o sempre para o Mundial.
Mas afinal, quem é Guillermo Ochoa, o guarda-redes de cabelos encaracolados? Temos algumas curiosidades para si a respeito deste guarda-redes que vira estrela do Mundial de forma consecutiva e que recentemente conseguiu impedir Lewandowski, de todas as maneiras e feitios, de marcar golos no Catar.
A sorte com o 13
Ochoa é o 'arquero' do America e as águias mexicanas bem que costumam andar satisfeitas com as exibições de Guillermo, ele que tem no número 13 um número de sorte, até porque Ochoa nasceu a 13 de julho de 1985 e a sua primeira partida num Mundial aconteceu num dia 13 de junho às 13 horas.
Mas há mais curiosidades a envolver Ochoa, ou Memo, como é tratado pelos mais próximos. Você sabia que ele em criança queria ser avançado? E até começou por jogar em zonas mais adiantadas. Só que com o passar do tempo e com a carreira de jogador a desenvolver-se foi recuando no terreno.
E a verdade é que é entre os postes que Ochoa brilha, sobretudo no Mundial. Em 2014, por exemplo, teve uma exibição de gala diante do Brasil ao ponto da namorada o pedir em casamento.
A cantora Thalía ficou tão emocionada com a exibição do 'arquero' que deixou uma declaração nas redes sociais e foi pelo Twitter que, no final da partida, Ochoa ficou a saber que tinha sido pedido em casamento.
Ochoa segue na sua quinta participação num Mundial e, embora a seleção do México tenha em curso uma reformulação do plantel, nos últimos anos, o guarda-redes segue como um insubstituível.
Com uma carreira discreta ao nível de clubes é no Mundial que Ochoa, o mítico guarda-redes que segura os longos cabelos com uma fita preta que já virou imagem de marca, se revela e fazem dele presença numa galeria de notáveis jogadores que disputaram o Mundial em cinco edições.
Outros jogadores que participaram em 5 Mundiais
- Antonio Carbajal (1950-1966);
- Rafael Márquez (2002-18);
- Lothar Matthäus (1982-98);
- Gianluigi Buffon (1998-2014).
Popstar no México, estrela nos Mundiais para a imprensa internacional a cada quatro anos, Ochoa podia muito bem ser pecador na posição que ocupa, tantas vezes isolado.
Mas seja pelo trabalho ou pela luz que sobre ele cai, a verdade é que vira sempre salvador. No Mundial do Catar, o guarda-redes mexicano já mostrou ao que vai. E já 'Lewa' que contar. Na abertura das festividades para a 'tri', o mexicano travou todos os remates que o superavançado Robert Lewandowski lhe enviou. Um deles até de grande penalidade. O Mundial é 'Memo' assim com Ochoa!