Grande Futebol
Há uma "Champions dos pequenitos", com portugueses e um craque dos antigos
2018-06-28 11:00:00
O italiano cabeludo que foi internacional pela squadra azzurra e que esteve no Mundial 2002.

Ainda o Mundial 2018 vai a meio e já há gente a jogar na Liga dos Campeões. Sim, isso mesmo. Já começou a Champions 2018/19. Chamemos-lhe a “Champions para os pequenos”. Trata-se de um mini-torneio que a UEFA decidiu criar e que permite que os "miúdos" se juntem aos "graúdos". Há portugueses ao barulho e um craque dos diabos. Já lá vamos.

No futebol, não há lugar a discriminação. Há bola para todos e milhões à disposição de grandes e pequenos. Na prática, digamos que, na pré-eliminatória da Champions, há lugar para uma equipa que represente os mais pequeninos. Os campeões de Gibraltar, São Marino, Andorra e Kosovo – últimos quatro do ranking da UEFA – também querem ir à Champions e a UEFA fez-lhes a vontade: criaram um mini-torneio cujo vencedor irá, ditou o sorteio, defrontar o Malmö, na primeira pré-eliminatória. Os três perdedores não ficam de mãos a abanar e também haverá Europa para eles: irão para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

Esta inovação – é uma estreia – tem lugar em Gibraltar e, no Estádio Victoria, no norte do pequeno território gibraltino, jogam-se meias-finais e final. Tudo a uma só mão. FC Santa Coloma, de Andorra, La Fiorita, de São Marino, Drita, do Kosovo, e Lincoln Red Imps, de Gibraltar, são os quatro candidatos. Neste momento, já há apenas três. As meias-finais trouxeram os triunfos dos kosovares e dos gibraltinos, que disputam a grande final nesta sexta-feira.

Pára tudo! Tu? Aqui?

Movidos pela curiosidade, fomos dar uma olhadela nos onzes das meias-finais, na esperança de ver um nome conhecido. “Oi? Espera lá… será que este é o que eu estou a pensar?”. Foi assim que reagimos quando vimos que, no La Fiorita, joga… Damiano Tommasi. Sim, esse mesmo! O italiano cabeludo que foi internacional pela squadra azzurra, que esteve no Mundial 2002 e que foi campeão italiano pela AS Roma, em 2000/01: foi titular em todos os jogos, ao lado de craques como Totti, Cafu, Batistuta, Montella, Nakata, Di Francesco ou Aldair.

Tommasi terminou a carreira em 2011, com 37 anos, mas, já quarentão – e paralelamente à atividade como presidente da Associação de Jogadores Italianos –, decidiu ajudar o La Fiorita, de São Marino. Desde 2015, tem jogado sempre dois jogos por temporada pelo La Fiorita: o objetivo é ajudar o clube a passar as rondas das competições europeias, algo que não tem acontecido. Até agora, três falhanços em três tentativas.

Mesmo com a eliminação neste mini-torneio, ainda aí vem a segunda pré-eliminatória da Liga Europa. Resta saber se Tommasi vai manter a tradição e fazer uma perninha.

Portugueses ao barulho

Neste torneio, há dois portugueses envolvidos. Pelo Santa Coloma, de Andorra, anda por lá António Marinho. Trata-se de um médio, de 24 anos, que nunca jogou em Portugal e que ficou no banco na meia-final perdida pelos andorranos frente ao Drita.

Mais protagonismo tem Bernardo Lopes, no Lincoln Red Imps. Este defesa-central, também de 24 anos, fez grande parte da formação no Estoril e chegou a ser titular nos juniores do Benfica, em 2011/12. Fazia dupla quase sempre com Fábio Cardoso, numa equipa que tinha nomes como Bernardo Silva, João Cancelo, Bruno Varela, André Gomes, Bruno Gaspar ou Ivan Cavaleiro. Nas meias-finais deste mini-torneio, foi titular no centro da defesa.

O Lincoln Red Imps, de Bernardo Lopes, superou, na Liga local, o Gibraltar United. Este, sim, é um clube cheio de portugueses. Tal como lhe contou o Luís Santos Castelo, no Bancada, jogam por lá Marco Meireles, Filipe Aguiar, Filipe Ramalho e André Farinha.

Se quiser dar um pulinho a Gibraltar e ver a Liga dos Campeões dos mais modestos, fique com o necessário: a final joga-se sexta-feira, dia 29, às 19h30 de Portugal Continental. Boa viagem.

Se está a pensar "epá, mas esses tipos sabem jogar à bola?", dê-lhes uma oportunidade. Meta a presunção no saco e veja que, numa das meias-finais, houve um golo digno de Liga dos Campeões e, na outra, houve uma finalização com um pormenor bem interessante.