Grande Futebol
Golo de João Cancelo na origem de nova polémica com o VAR em Inglaterra
2021-01-26 21:50:00
Árbitro assistente assinala fora de jogo a Bernardo Silva não validado pelo videoárbitro

O internacional português João Cancelo marcou o segundo golo do Manchester City na visita ao West Bromwich Albion (WBA), num lance que abre uma nova polémica sobre o videoárbitro (VAR) no campeonato inglês.

Durante a jogada, o árbitro assistente levantou a bandeira, assinalando fora de jogo a Bernardo Silva, mas o jogo prosseguiu. Os jogadores do WBA ficaram à espera da marcação do fora de jogo e demoraram a reagir, enquanto João Cancelo, de pé esquerdo, disparava para o golo.

Na análise, o VAR entendeu que não houve fora de jogo, validando o golo do lateral português do City, que colocou o marcador em 2-0.

O lance promete abrir nova polémica, dias depois de Bernardo Silva ter marcado golo, ao Aston Villa, na sequência de uma jogada em que Rodri estava em fora de jogo quando roubou a bola a Tyrone Mings.

O Manchester City acabaria por golear o WBA por 5-0, com o médio alemão Gündogan a 'bisar' no encontro (seis e 30 minutos), com o último passe no primeiro golo a pertencer a João Cancelo, num jogo em que Rúben Dias também figurou no 'onze' inicial da turma de Pep Guardiola.

O argelino Mahrez fez o 4-0 ainda antes do intervalo (45+2), e assistiu Raheem Sterling para fechar a contagem, aos 57, permitindo ao City ultrapassar o Manchester United no topo da Premier League, com 41 pontos em 19 partidas, mais um do que os 'red devils' de Bruno Fernandes, enquanto o WBA é penúltimo, com 11 pontos em 20 jogos.

Já o Arsenal venceu o Southamton por 3-1, com o internacional português Cédric Soares a atuar durante todo o encontro, graças aos golos de Nicolas Pépé, Saka e Lacazette, aos oito, 39 e 72 minutos, respetivamente, enquanto Stuart Armstrong marcou o golo de 'honra' dos anfitriões.

A formação londrina ascendeu ao oitavo lugar, com 30 pontos, e o Southampton é 11.º, com 29 pontos.

Por seu turno, o West Ham continua a fazer sensação em Inglaterra e venceu fora o Crystal Palace por 3-2, com o checo Thomas Soucek a 'bisar' (nove e 25 minutos) e com Dawson a fazer o terceiro, aos 65, enquanto que, para a formação caseira, marcaram Zaha (três e 90+7).

Com a vitória, o West Ham é o quarto classificado, em zona de 'Champions', somando 35 pontos em 20 jogos.

No outro jogo do dia da Premier League, o Leeds (12.º, com 26 pontos) ganhou no terreno do Newcastle (16.º, com 19 pontos) por 2-1, graças aos golos de Raphinha (ex-Sporting), após assistência de Rodrigo (ex-Benfica), aos 17, e de Harrison, a passe do antigo jogador dos leões, aos 61, tendo Miguel Almirón marcado para os homens da casa, aos 57.