A região da Catalunha passará a contar, já na próxima época, com três equipas no principal escalão do futebol espanhol
O Girona FC assegurou este domingo uma subida inédita à Liga Espanhola, feito nunca antes alcançado nos 87 anos de história do clube. O conjunto catalão junta-se, assim, ao Levante UD na promoção ao principal escalão do futebol espanhol.
O empate (0-0) deste domingo na receção ao Real Saragoça permitiu ao Girona ficar no segundo lugar (com 70 pontos) da tabela classificativa da segunda divisão espanhola, com uma jornada por disputar para o término do campeonato. Ainda por definir está a terceira equipa a juntar-se à elite, sendo que Getafe CF e Cádiz CF já têm presença garantida no play-off de subida. CD Tenerife (63 pontos), SD Huesca e Real Valladolid (ambos com 60 pontos) lutam pelas duas restantes vagas.
De salientar que o Girona esteve perto da subida de divisão em três das últimas quatro épocas, mas foi em 2016/17 que aconteceu a tão desejada ascensão ao topo do futebol espanhol. A região da Catalunha passará a contar então com três equipas no principal escalão, com o Girona a juntar-se a FC Barcelona e Espanyol.
Celebració de jugadors i tècnics damunt la gespa. El Girona és de Primera!!! ???⭕? pic.twitter.com/K35SAjZWOF
— Girona FC (@GironaFC) June 4, 2017