Grande Futebol
Gareth Southgate: "Sentimento de orgulho e satisfação"
2018-07-07 19:00:00
O selecionador de Inglaterra estava muito feliz depois de bater os suecos

No final da qualificação para as meias-finais do Mundial após a vitória sobre a Suécia (2-0), Gareth Southgate, treinador da equipa nacional de Inglaterra, estava muito satisfeito e não fez nada para esconder esse sentimento.

"É um privilégio incrível ser selecionador inglês de qualquer forma, pelo que fazê-lo para levar esta equipa até aqui e saber que quem o fez no passado são pessoas porque quem tenho muita estima. Antes deste jogo, queríamos estar aqui mais uma semana. Os jogos em que jogamos depende de nós. Jogámos contra um adversário cuja identidade é clara e cuja união tem sido difícil de lidar nos últimos anos", disse o selecionador da equipa dos Three Lions à FIFA.

Southgate realçou a atitude da equipa e mencionou alguns dos jogadores que não têm tido muito tempo de jogo para agradecer a "mentalidade excelente". "Vir de um jogo em que tivemos de ir às profundezas emocionalmente e fisicamente foi um verdadeiro sinal de resiliência para uma equipa jovem que está a amadurecer à frente dos nossos olhos. Ainda estamos a melhorar, sabemos disso. Estamos a ter sucesso porque todos estão a trabalhar muito no campo. Também estamos nesta posição porque jogadores como Cahill, Jones, Welbeck, Pope ou Butland têm tido uma mentalidade excelente, a atitude deles em apoiar a equipa. Mesmo que eles não tenham tido tanto tempo de jogo como queriam, têm sido uma das razões porque estamos aqui."

Sobre a esperança do povo inglês em conquistar o Mundial, Gareth Southgate não escondeu a satisfação. "A oportunidade de juntar toda a gente através do futebol e fazer a diferença em como as pessoas se sentem... Todos estes jogadores vêm de partes diferentes do país e há jovens em casa que vêm de onde os jogadores vieram. Há uma grande festa a decorrer em casa, não para nós hoje à noite, mas o sentimento de orgulho e satisfação no relvado, no final, foi suficiente para nós", frisou.