Grande Futebol
Gareth Barry, o médio cujo "conta-quilómetros" não pára aos 36 anos
2017-09-26 11:05:00
Jogador inglês do West Bromwich Albion cumpriu o jogo 633 na liga inglesa e bateu o recorde de Ryan Giggs

O conta-quilómetros de Gareth Barry atingiu finalmente o número que o veterano médio defensivo de 36 anos perseguiu ao longo de uma carreira duradoura no futebol inglês onde representou apenas quatro emblemas, Aston Villa, Manchester City, Everton e agora West Bromwich Albion onde na última segunda-feira bateu o recorde de Ryan Giggs ao cumprir o jogo 633 na Premier League quando entrou de início para defrontar o Arsenal na jornada seis da Premier League. Barry é o jogador com mais jogos realizados na Premier League desde as alterações nos quadros competitivos ingleses em 1992. O próximo alvo para Barry é agora o recorde de Giggs no total de jogos da I Liga inglesa, incluindo o período anterior a 1992. A lenda do Manchester United cumpriu um total de 672 jogos. Faltam 40 a Barry. O "conta-quilómetros" não vai parar.

Formado nas escolas do Brighton & Hove Albion, Gareth Barry estreou-se no escalão profissional aos 17 anos pelo Aston Villa, num jogo com o Sheffield Wednesday em 1998, cumprindo 365 jogos pelo clube e marcando 52 golos, 132 pelo Manchester City e 8 golos, 131 pelo Everton e 4 golos e 6 pelo atual emblema, o WBA , num percurso que inclui ainda 53 internacionalizações e três golos pela seleção da Inglaterra, tendo marcado presença no Europeu de 2000, organizado por Bélgica e Holanda em conjunto, e no Mundial de 2010, na África do Sul.

Barry chegou ao Aston Villa em 1997 onde ficou durante 12 anos e conquistou uma Taça Intertoto em 2001, tendo sido capitão nos últimos três anos. Em junho de 2009 deu um novo rumo à carreira e assinou pelo Manchester City por cinco anos. Na cidade de Manchester, conheceu os melhores momentos da carreira vencendo com a camisola dos 'cityzens' a FA Cup em 2011, o título da Premier League e a Taça da Liga na época seguinte, mas também sofreu na pele as contingências das lesões e a forte concorrência do meio-campo do City acabando por perder espaço na equipa.

Depois de uma temporada por empréstimo, assinou pelo Everton um contrato de três anos no verão de 2014, tornando-se então o terceiro jogador, depois de Giggs e Lampard, a fazer 600 jogos na Premier League. O recorde da antiga lenda do Manchester United começava a ficar ameaçado. "Barry é uma pessoa calma, mas tem um caráter forte. Ele tem 35 anos, mas é muito importante para a equipa", atestou Ronald Koeman, treinador do Everton, no dia da apresentação como jogador dos 'toffees'.
Pelo Everton, Barry fez 131 jogos mas neste último defeso deixou o Everton, com quem tinha mais um ano de contrato, para rumar a novo desafio a troco de 1,1 milhões de euros. O jogador revelou humildade. "Venho ajudar com a mesma atitude que tive em cada uma das equipas em que joguei. Quero ajudar o grupo a melhorar, venho trabalhar duro e acrescentar alguma qualidade", disse na altura. Mas o pensamento dele estava na possibilidade de jogar com mais regularidade e bater o recorde de Giggs. Na última segunda-feira o dia mais aguardado por Barry chegou.

"Foi uma semana diferente, aquela que antecedeu a partida. Os media não me largavam. Toda a atenção recaí sobre mim", contou um sorridente Gareth Barry em entrevista à BBC. "É um marco de que me vou orgulhar para sempre, mas não pensei muito sobre ele durante o jogo. Temos de estar concentrados durante a partida", disse o médio dos baggies que foi nomeado capitão para o jogo com o Arsenal pelo treinador galês, Tony Pulis. "Gareth foi um profissional maravilhoso e ainda é", disse Pulis. "Esperamos que ele continue a jogar assim até ao final da temporada". A resposta de Barry foi esclarecedora. "Eu não estou aqui para dizer que sou o topo da árvore na história do futebol inglês. Estou ciente disso. Mas vou tentar superar a marca do Giggs [no total de jogos na Liga inglesa]. Acho que ainda tenho bateria suficiente para lá chegar. Enquanto conseguir continuar a jogar a este nível, não vou parar", garantiu o médio que revelou ter recebido uma mensagem de vídeo de Giggs a dar-lhe os parabéns.

                                  Gareth Barry atingiu o jogo 633 na Premier League na partida com o Arsenal FC de Arsène Wenger