Este domingo, a federação alemã, através do Twitter, lançou palavras ao Cardiff City… tudo pelo bem-estar de Sané.
Quando se pensa no panorama atual do futebol, é correto dizer que as redes sociais desempenham um grande papel no dia-a-dia de jogadores, clubes e até mesmo de entidades ligadas ao desporto rei. Assim o proporciona o mundo da tecnologia que conhecemos nos dias que correm. Essa mesma vasta utilização de Facebook, Twitter, ou Instagram, pelas respetivas equipas, já proporcionou vários momentos caricatos e interações inesperadas e curiosas. Que o diga o Cardiff City, que neste domingo foi visado pela federação alemã… tudo por causa de Leroy Sané.
Em plena Taça de Inglaterra, na tarde, deste domingo, Sané foi vítima de uma dura entrada da parte de Joe Bennett, jogador do Cardiff, no triunfo dos citizens. Tal foi a gravidade do lance que a federação alemã decidiu utilizar o Twitter para endereçar uma mensagem ao clube britânico, com palavras em tom de ‘aviso’. “Hey, @CardiffCityFC. Só para vos avisar que temos um torneio muito importante no verão. Por favor não lesionem os nossos jogadores. Obrigado”, poder ler-se no tweet da Mannschaft. A verdade é que o médio internacional germânico poderá mesmo ter que parar durante um mês, segundo deu conta o próprio treinador, Pep Guardiola.
Pep Guardiola has revealed that Leroy Sane ‘could be out for months’ after picking up an injury in Manchester City’s win over Cardiff City. (Source: Sky Sports) pic.twitter.com/9YgnN1tNCF
— KeegSports (@KeegSports) 28 de janeiro de 2018
Aqueles 7-1 que não serão esquecidos
Quem não se recorda do duelo protagonizado entre Alemanha e Brasil nas meias finais do Mundial 2014, em pleno solo canarinho? Os 7-1 dos germânicos contra os brasileiros ficaram na história do futebol mundial e, claro está, as redes sociais não perdoaram. Em 2017, a conta de Twitter da seleção alemã em língua inglesa decidiu relembrar a data do jogo da goleada com vários tweets, cada um deles com uma letra das palavras “On this day”, ou seja, “neste dia”, sendo que cada um deles contava com uma imagem de um dos golos da partida.
Durante os Jogos Olímpicos de 2016, nos quais as seleções germânica e brasileira se encontraram na final, a conta oficial de Twitter da federação alemã voltou a colocar o dedo na ferida após os canarinhos ficaram em vantagem no marcador. “Quem sabe? A Alemanha ainda pode marcar sete golos”, podia ler-se. A conta dos germânicos foi prontamente invadida de brasileiros, mas a verdade é que no final a medalha de ouro ficou para os canarinhos.
Ainda assim, não apenas de brincadeiras são feitas as publicações da conta da federação alemã dirigidas a outras entidades. “Desde 2006 que também sabemos o que é perder uma meia-final no próprio país. Desejamos o melhor para o vosso futuro”, publicaram no Twitter após a goleada no Mundial 2014 diante do Brasil.
Clubes ingleses na linha da frente
Os emblemas de Terras de Sua Majestade estão na linha da frente no que concerne à utilização das redes sociais como forma de entreter os fãs. Relembrar, por exemplo, a publicação levada a cabo pelo West Ham, em 2014, depois de José Mourinho criticar o clube londrino, que dizia jogar um estilo de futebol do século XIX. Pois bem, o Twitter do West Ham publicou uma imagem de um cavalo a puxar uma carroça com o nome da equipa.
Crédito: Twitter
O Borussia Dortmund também já teve que explicar a um usuário online de que não é uma banda musical, mas sim um clube de futebol. Ainda na Alemanha, o Borussia Mönchengladbach interagiu com um jovem que se lamentava por ter sido “despedido” de treinador do clube no jogo “Football Manager”. “Os resultados não eram bons o suficiente”, respondeu o clube, em claro tom de brincadeira.