Grande Futebol
Florentino Pérez explica-se a Pinto da Costa
2021-07-16 19:35:00
Presidente do Real Madrid escreve carta ao dirigente do FC Porto na sequência dos áudios comprometedores

O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, enviou uma carta a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, na sequência da revelação de áudios a implicar o líder dos dragões, com declarações que envolveram também Jorge Mendes.

Pérez, que está no centro da polémica em Espanha, escreveu a Pinto da Costa para reiterar que a revelação dos áudios, feita pelo El Confidencial, foi “descontextualizada e absolutamente manipulada”, como o dirigente espanhol já tinha referido publicado.

“Escrevo-lhe para informá-lo sobre a publicação de uma gravação que foi realizada por um jornalista de forma ilícita e ilegal e que foi publicada por um meio de comunicação de maneira descontextualizada e absolutamente manipulada”, referiu o dirigente do Real Madrid.

“Estou convencido de que tanto a nossa amizade pessoal como a magnífica relação institucional entre os nossos clubes estão acima destas manipulações”, continuou Pérez, adiantando que já entregou o caso aos advogados.

Na carta, divulgada pelo FC Porto, o presidente do Real Madrid defende que todos os negócios do clube espanhol com os dragões foram conduzidos “com máxima honestidade e transparência”, incluindo aqueles que foram intermediados por Jorge Mendes.

“Todos os processos de negociação em que participaram os nossos clubes, com a intervenção do senhor Jorge Mendes em alguns deles, foram levados a cabo com máxima honestidade e transparência. Foi sempre assim graças à sua seriedade e profissionalismo como presidente de um clube tão prestigiado e amigo e à do senhor Jorge Mendes nas negociações em que interveio”, reforçou Florentino Pérez.

Entre os áudios revelados pelo El Confidencial está uma conversa em que Florentino Pérez fala de alegados esquemas financeiros, citando os nomes de Jorge Mendes e de Pinto da Costa.

Em causa, a transferência de Pepe, do FC Porto para o Real Madrid, em 2007, mas também os diversos jogadores que deixaram os dragões rumo ao Chelsea, acompanhados de José Mourinho, depois de uma época de ouro dos azuis e brancos. 

“Eu conheço o presidente do FC Porto. Que os 30 milhões de euros saíram daqui e acabaram lá, isso é seguro. Agora, há que ver qual é o banco deles”, disse Florentino Pérez, num diálogo ocorrido em 2007 e divulgado agora pelo El Confidencial.

“Isso foi feito com Jorge Mendes. Ou seja, Jorge Mendes era o representante do presidente. É ele que engana toda a gente. Com ele, era tudo estranho. E aparecia Mendes. Ele pagaria ao Mendes, porque o álibi do presidente do FC Porto é Jorge Mendes”, referiu ainda o presidente do Real Madrid.

Os negócios entre o FC Porto e o Chelsea, de Roman Abramovich, a partir de 2004, são também abordados nestes áudios, com Florentino a falar em alegadas transferências de dinheiro para a Suíça. Recorde-se que José Mourinho transferiu-se do FC Porto para o Chelsea, levando consigo alguns dos jogadores que se sagraram campeões europeus ao serviço dos dragões.

“Jorge Mendes e o presidente do FC Porto sacaram o dinheiro todo ao russo, com as transferências de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira... E esse dinheiro acaba por ir parar à Suíça”, afirmou Florentino Pérez.