Grande Futebol
"Festejamos títulos, não vitórias". Conceição e a "picardia" de Bernardo Silva
2020-11-30 19:00:00
Técnico do FC Porto na antevisão ao duelo diante do Manchester City

Sérgio Conceição voltou a dar ênfase às condições físicas dos jogadores, na conferência de imprensa desta segunda-feira, na antevisão ao duelo com o Manchester City, para a Liga dos Campeões. 

A viver um ciclo intenso de jogos, o técnico do FC Porto admitiu que “há jogadores que estão em mais risco que outros” e que é necessária uma avaliação cuidada para evitar dissabores de leões. 

“Há jogadores que estão mais em risco que outros, pelas suas características e historial. Se analisarem o historial de alguns jogadores depois do terceiro jogo numa semana, ou há uma baixa de rendimento ou uma lesão nesses jogadores”, começou por dizer. 

“Tenho de estar atento a isso, a todos os níveis. Não podemos prever o que pode acontecer, e eu já tive dissabores nesse sentido. Depois, temos de olhar para os jogadores à disposição, delinear a estratégia para o jogo e optar pelo melhor 11 para iniciar o jogo. É isso que vamos fazer”, acrescentou. 

Privado de Pepe, por lesão, Sérgio Conceição sublinha a necessidade de ter uma equipa rigorosa taticamente, à semelhança do jogo com Inglaterra, e lembra que o anterior duelo entre as duas equipas “foi decidido por más decisões de arbitragem”. 

“O FC Porto terá que ter o mesmo rigor que teve em Inglaterra, o mesmo espírito de entreajuda e perceber as fragilidades do adversário. O jogo em Inglaterra foi decidido por más decisões de arbitragem e isso, contra uma equipa poderosa como o City, cheia de individualidades, torna tudo mais  difícil. Temos que fazer o nosso trabalho, ser uma verdadeira equipa para conseguir conquistar os três pontos”, explicou. 

O treinador dos azuis e brancos foi ainda confrontado pela publicação de Bernardo Silva após o jogo da primeira volta: “Esta soube tão bem”, escreveu o ex-jogador do Benfica. Sérgio Conceição admitiu “não ligar a isso” e vincou que prefere “festejar títulos”.

As nossas vitórias são todas saborosas, aquelas que coincidem com títulos são ainda mais saborosas porque nós festejamos títulos, não festejamos vitórias. Isso é criancice, são picardias, não ligo nada a isso. Não passam de vitórias momentâneas que não acrescentam em mais nada, mas muitas sim, já podem dar títulos”, rematou. 

O FC Porto, segundo classificado do grupo C, recebe o líder e já qualificado Manchester City, bastando-lhe um empate para se apurar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, independentemente do resultado do jogo entre Marselha e Olympiacos, equipas treinadas pelos portugueses André Villas-Boas e Pedro Martins, respetivamente.

O encontro, agendado para terça-feira, às 20:00 no estádio do Dragão, no Porto, será arbitrado pelo holandês Björn Kuipers.