Grande Futebol
FC Porto sonha com sucesso europeu novamente nas asas da águia italiana
2022-02-16 09:25:00
FC Porto 'arrasou' Lazio rumo à final da Taça UEFA de 2002/03

O FC Porto ‘arrasou’ a Lazio no único duelo entre os dois conjuntos nas taças europeias de futebol, ao bater em casa os romanos por 4-1, na primeira mão das meias-finais da Taça UEFA de 2002/03.

No que é ainda hoje o resultado mais volumoso em casa dos ‘dragões’ com equipa italianas, em 17 embates, foi até o conjunto ‘laziale’ que marcou primeiro no Estádio das Antas, no Porto, num embate disputado em 10 de abril de 2003.

O veloz internacional argentino Claudio López, que em anos anteriores tinha ‘destruído’ várias vezes o FC Barcelona, ao serviço do Valência, ‘gelou’ os adeptos portistas, com um golo marcado logo aos seis minutos.

A formação comandada por José Mourinho não demorou, no entanto, muito tempo a responder e igualou o marcador aos 10 minutos, com um tento de fora da área do médio internacional luso Maniche, que os ‘dragões’ tinham ido ‘roubar’ ao Benfica.

Os ‘azuis e brancos’ empolgaram-se e chegaram à vantagem ainda na primeira parte, com um tento do luso-brasileiro Derlei, aos 28 minutos, após um canto.

O jogador que viria a jogar também no Sporting e no Benfica chegou, depois, ao ‘bis’ no início da segunda parte, aos 50 minutos, na recarga a um livre de Deco, para, aos 56, Hélder Postiga colocar o resultado em 4-1, servido por Alenitchev.

Até final, o resultado não mais se alterou, mas foi o FC Porto que esteve sempre mais perto do quinto golo do que a equipa de Roberto Mancini, atual selecionador italiano, do segundo, numa noite para a ‘lenda’ nas Antas.

Duas semanas depois, em 24 de abril, parecia impossível os ‘dragões’ permitirem a reviravolta no Estádio Olímpico da capital transalpina e essa tendência acentuou-se após a primeira parte, que terminou empatada a zero.

No início da segunda metade, aos 56 minutos, a Lazio teve uma grande oportunidade para se relançar na eliminatória, mas, então, o guarda-redes Vítor Baía ‘agigantou-se’ e parou uma grande penalidade apontada por Claudio López.

Esta jogada ‘acabou’ em definitivo com as dúvidas, seguindo o FC Porto para a final da Taça UEFA, de Sevilha, onde venceria o Celtic por 3-2, após prolongamento, com dois golos de Derlei e um do russo Alenithev. Na época seguinte, seria a ‘Champions’.

O terceiro encontro entre FC Porto e Lazio, a contar para a primeira mão do ‘play-off’ de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, está marcado para quinta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, a partir das 20:00.