Abel Ferreira explica necessidade de “mudar a mentalidade da ‘torcida’”
O triunfo sobre o São Paulo (3-0), que garantiu ao Palmeiras a passagem às meias-finais da Libertadores, serviu de pretexto para o treinador Abel Ferreira deixar um aviso aos adeptos, depois de encerrado o ciclo de quatro jogos sem vitórias.
“Ninguém quer ganhar mais do que nós. Não vamos ganhar sempre, mas ninguém quer ganhar mais do que nós. Sei que nossa ‘torcida’ é exigente comigo e com os jogadores, mas nós precisamos também ser exigentes com eles”, começou por afirmar o técnico português.
“Eu tenho que fazer um desafio aos nossos adeptos”, continuou: “Hoje, gostei muito da decoração do estádio. Estava impecável! Um desafio que faço aos ‘torcedores’: é muito melhor apoiar a nossa equipa a decorar o estádio do que a pintar muros a dizer mal dos jogadores”.
“Temos que mudar a mentalidade da nossa ‘torcida’. Eu não preciso que me apoiem agora, quando ganhei 3-0 ao São Paulo. Foram estes mesmos jogadores que, aqui e agora, fizeram história. Agora, eles vão para casa felizes e contentes. Com muito orgulho, dedicamos esta vitória aos ‘torcedores’. Mas vocês podem fazer a diferença, vocês, ‘torcedores’ que estão em casa, nos momentos ruins. Aí eu quero ver se são ‘torcedores’ do Palmeiras ou das vitórias”, salientou Abel.
“E estarei aqui, porque não vamos ganhar sempre, para ver se são ‘torcedores’ do Palmeiras ou das vitórias”, insistiu: “Uma boa maioria dos ‘torcedores’ está sempre connosco. Sinto isso quando vou a hotéis, quando estou em casa, sinto um carinho muito grande. Mas não podem ser 70 por cento apoiando e 30 por cento de lado, tem que ser 100 por cento. Têm que estar 100 por cento disponíveis para apoiar estes jogadores, esta equipa, ter fé e acreditar que podemos fazer mais e melhor”, concluiu o treinador do Palmeiras.
O Palmeiras qualificou-se para as meias-finais da Taça Libertadores depois de bater em casa o São Paulo, por 3-0. Após o empate a um golo no Morumbi, na primeira mão dos quartos de final, o Palmeiras foi claramente superior e regressou às meias-finais da competição que ganhou em 2020.
Após uns minutos iniciais de domínio, o ‘verdão’ chegou à vantagem aos 11 minutos, por Raphael Veiga.
O São Paulo reagiu e tentou o empate, mas, aos 67 minutos, na recarga a uma defesa incompleta de Tiago Volpi, Dudú fez o segundo golo do Palmeiras, que viria a sentenciar o encontro aos 78, num remate de fora da área de Patrick de Paula.
Seis minutos depois de entrar em campo, Vítor Bueno deixou o São Paulo a jogar com menos um, aos 80 minutos, depois de ver o vermelho direto por uma entrada violenta sobre Gustavo Gómez.
Nas meias-finais, o Palmeiras vai encontrar o vencedor da eliminatória entre o Atlético Mineiro e o River Plate, com os mineiros a jogarem em casa com uma vantagem de 1-0.