Grande Futebol
Em Inglaterra, também há vouchers. Vouchers de uma cabra por cada vitória
2018-09-11 20:00:00
Se o clube quiser voltar ao Championship, terá de aumentar bastante o número de cabeças de gado caprino.

Por cá, tem-se falado muito de vouchers de camisolas, bilhetes e produtos oficiais dos clubes. Lá fora, em Inglaterra, os vouchers são outros. São vouchers que valem… cabras. Sim, leu bem.

Nunca podemos dizer que não a uma história que junta futebol e gado caprino. Melhor do que isto só se for futebol + gado caprino + vouchers. Olha… e não é que há mesmo?

A história não é complexa: como forma de motivar o moribundo Sunderland, um adepto pensou em oferecer algo por cada vitória. Em vez de ouro, incenso ou mirra, ficou-se pelo… gado caprino.

Depois da primeira vitória na League One (terceiro escalão do futebol inglês), o voucher, em nome de Langham Lad, instigava o Sunderland e o treinador, Jack Ross, a cobrarem, então, a valiosa cabra, fruto da primeira vitória. “Jack Ross e SAFC, a cada vitória ganham outra cabra”, pode ler-se.

Se as nossas contas estão certas – e estas nem são muito difíceis –, o Sunderland, após quatro vitórias na Liga, já tem direito a quatro cabras.

Há aqui outro problema: o símbolo e alcunha do Sunderland é “black cats” [gatos pretos]. Depois destas quatro vitórias em sete jogos, cobrarem mesmo as cabras que lhes foram prometidas pode fazer mudar as coisas. O certo é que o clube, se quiser voltar ao Championship, terá de aumentar bastante o número de cabeças de gado caprino.

Estavam a pedir...

Toda esta história tem uma razão de ser. E é, também ela, bastante simples. Nas últimas duas temporadas, o clube da costa do mar do Norte desceu de divisão. Em ambas.

Um saltinho da Premier League para o Championship e outro saltinho, logo a seguir, do Championship para a League One. O dono das cabras só queria mesmo dar um empurrãozinho a um Sunderland moribundo.