Grande Futebol
Eddie Howe, o homem que conseguiu destronar Pep Guardiola
2018-02-17 11:00:00
Jovem treinador do AFC Bornemouth conquistou o título de melhor treinador do mês em Inglaterra

Eddie Howe, treinador do AFC Bournemouth, conquistou o título de melhor treinador do mês da Premier League, quebrando a hegemonia de Pep Guardiola, que venceu o prémio nos quatro meses anteriores (de setembro a dezembro), mas foi agora, de forma completamete inesperada, ultrapassado pelos resultados positivos do jovem técnico inglês de 40 anos. Na lista de candidatos ao troféu estavam ainda nomes como José Mourinho, Jurgen Klopp, Mauricio Pochettino, David Moyes e Carlos Carvalhal.

Mas quem é este "ilustre desconhecido" que está a encantar Inglaterra? Antes de mais, refira-se que o AFC Bournemouth está nesta altura na décima posição da Liga inglesa, precisamente a meio da tabela da Liga inglesa, portanto, com 31 pontos, à frente de Watford, West Ham e Newcastle, entre outros, facto que dá uma ideia mais precisa do trabalho levado a cabo por Howe. O Bournemouth conseguiu um registo imbatível no mês de janeiro, com duas vitórias e dois empates obtidos nos quatro jogos do campeonato, com destaque para os triunfos diante dos gigantes Arsenal (2-1) e Chelsea (3-0).

Aos 40 anos, Eddie Howe, que começou bem cedo a treinar, aos 30 anos, vive o momento mais alto de uma carreira em que sensivelmente há um ano teve idêntica distinção, uma vez que esta é a segunda vez que conquista este título, após o ter feito em março de 2017. Howe é um homem da casa, no pleno sentido do termo. Como jogador, só teve dois clubes (Portsmouth e Swindon Town, em duas épocas apenas) representando o AFC Bornemouth durante 10 temporadas consecutivas. E na qualidade de treinador só teve um clube (o Burnsley), além da equipa do coração. Esta é a nona temporada em que dirige tecnicamente o Bornemouth, pelo qual conquistou o único título coletivo da carreira: o Championship, equivalente à segunda divisão de Inglaterra.

Eddie Howe soma 382 jogos ao serviço do AFC Bornemouth, que tem no veterano internacional inglês Jermain Defoe, no escocês Ryan Fraser e no guarda-redes bósnio ex-Chelsea, Begovic, as principais figuras.

A performance do jovem treinador em Bornemouth tem vindo a despertar atenções em Inglaterra ao ponto de Jurgen Klopp não poupar nos elogios a Howe. "Para mim, é o treinador mais empolgante na liga. Ainda é muito jovem, mas é impressionante", começou por dizer o técnico alemão que na quarta-feira veio golear o FC Porto ao Estádio do Dragão. "São muito fortes. Eu não sabia muito sobre eles antes de vir para Inglaterra. Mas sei que, devido às lesões, tiveram de mudar o estilo de jogo. E gosto da maneira como eles contornaram essa situação. Sabiam que seria difícil, mas juntos conseguiram encontrar soluções e voltar ao seu estilo de jogo", acrescentou o treinador do Liverpool FC.