Grande Futebol
“É um orgulho para mim, que já sou da casa, vê-los chegar e afirmarem-se"
2020-11-13 19:25:00
José Mourinho não se mostra surpreendido pelo impacto de personalidades portuguesas na Premier League

A carreira de José Mourinho dispensa apresentações. Após o sucesso ao serviço do FC Porto, com a conquista da então Taça UEFA e, no ano seguinte, da Liga dos Campeões, o treinador natural de Setúbal foi o ‘primeiro’ português a ‘furar’ caminho para um sem número de técnicos e jogadores. 

A chegada a Inglaterra em 2004, para representar o Chelsea, representou um novo desígnio para o futebol português, um feito que ganha maior expressão agora, 16 anos mais tarde, com vários desportistas portugueses a dar cartas pelos campeonatos do Reino Unido. 

José Mourinho reconhece qualidade aos produtos oriundos de Portugal, mas defende que, atualmente, esses atributos já não se devem “à bandeira” ou “ao selo”. 

“Acho que já não há bandeira, já não há selo. Hoje, olha-se para o treinador e para o jogador e não para quem és, de onde vens e que passaporte tens. Neste momento essas barreiras foram completamente ultrapassadas. A questão é: ou chegas e provas, ou chegas e não provas”, defende o técnico, em entrevista à Sport TV. 

À imagem de José Mourinho, sem o currículo do ‘Special One’, encontra-se Nuno Espírito Santo. O ex-técnico do FC Porto conseguiu a promoção à Premier League na época de estreia em Inglaterra e elevou o estatuto do Wolverhampton, ao ponto de ainda hoje ter sido eleito treinador do mês do campeonato inglês

“O Nuno [Espírito Santo] tem feito um trabalho excelente desde que chegou ao Championship. É um treinador que tem um rótulo extremamente positivo no futebol inglês. É um de nós, pertence à Premier League e só sairá quando achar que deve sair”, sustenta Mourinho. 

Um dos nomes que ajudou ao crescimento dos wolves, ao lado de muitos outros portugueses, é o de Diogo Jota. Após quatro épocas no Moullinex, o avançado transferiu-se para o Liverpool e é hoje um dos nomes em destaque em Inglaterra. 

José Mourinho não se mostra surpreendido pelo sucesso de Jota - e outros - e diz mesmo sentir-se orgulhoso por vários jogadores portugueses ‘brilharem’ nos relvados de Inglaterra, não só no principal escalão. 

“O [Diogo] Jota e outros Jotas que temos cá, inclusive no Championship. As pessoas podem não ter perceção, mas é, hoje em dia, um campeonato de uma dimensão futebolística muito alta. Há uma série de rapaziada aqui que ultrapassou as barreiras. São jogadores que vêm de Portugal bem formados futebolisticamente e também, a maioria deles, mentalmente e socialmente preparados”, explica. 

“É um orgulho para mim, que já sou da casa, ver esse pessoal chegar e afirmar-se”, rematou.

Depois as experiências no Chelsea e no Manchester United, José Mourinho é atualmente o técnico do Tottenham e ocupa o segundo lugar da Premier League, com 17 pontos em oito encontros.