Grande Futebol
Diretora financeira do Spartak contesta Rui Vitória e apresenta demissão
2021-05-23 11:35:00
"Prefiro um treinador com ambições, que escolha uma carreira em vez de dinheiro árabe ou chinês"

Sem clube desde que deixou os sauditas do Al Nassr, em dezembro de 2020, Rui Vitória tem sido apontado com insistência, nos últimos tempos, ao Spartak Moscovo. Por rejeitar a contratação do técnico português, a diretora financeira demitiu-se.

Zarema Salikhova, que geria as finanças do colosso russo (e é casada com o dono do clube), não aceita que o Spartak queira contratar Rui Vitória, depois de este ter deixado o futebol europeu para rumar a um “cemitério de treinadores”.

“Rui Vitória deixou o futebol europeu, optando por condições económicas confortáveis ​​para si e falta de competição. Para mim, os campeonatos árabes são como um cemitério. Eles vão lá apenas por dinheiro, para terminar o percurso”, sustentou a ex-diretora financeira do Spartak, em declarações ao Sport Express.

A ex-dirigente bateu com a porta por ninguém da estrutura do futebol lhe esclarecer se Rui Vitória, bicampeão em Portugal pelo Benfica, vai mesmo ser o próximo treinador do Spartak. “Como não recebi respostas do diretor desportivo, deixo em aberto uma pergunta simples: porquê convidar, no ano do centenário, um treinador que ficou em 15.º lugar com o clube mais rico da Arábia Saudita?”, desafiou.

Ao ter optado por um clube da Arábia Saudita, Rui Vitória, que em Portugal passou por Benfica, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Fátima e Vilafranquense, mostrou não ter “ambição” e não saber “trabalhar sob stress”, insistiu Zarema Salikhova, alertando que o treinador português vai colocar o Spartak “ao nível” do futebol saudita.

“Prefiro treinadores ativos da Europa, Itália ou França, que estão acostumados a trabalhar sob stress, que escolhem uma carreira em vez de dinheiro árabe ou chinês. Para o Spartak, no ano do centenário, escolheria um treinador com ambições, que através do Spartak procura entrar na elite do futebol mundial e não coloca a Rússia ao nível da Arábia Saudita”, concluiu.

De acordo com a imprensa russa, Rui Vitória é o grande favorito a assumir o comando técnico do Spartak Moscovo. O técnico encontra-se atualmente em “período de reflexão”, como adiantou em meados do mês passado. “Sinto  essa necessidade de desligar, para voltar, eventualmente ou não, com outra visão, com outra vontade, com outo apetite, também”, justificou-se.