Grande Futebol
Diogo Dalot, o lateral precoce, "fantástico a atacar" e "com fome de mais"
2018-09-20 19:00:00
José Mourinho, Rio Ferdinand e Paul Scholes impressionados com a estreia do jovem de 19 anos com a camisola do Man Utd

Diogo Dalot foi uma das figuras em destaque na vitória calma do Manchester United na Suíça diante do Young Boys para a Liga dos Campeões. O lateral direito português estreou-se na equipa de José Mourinho, recuperado da lesão sofrida no joelho direito em abril, ainda no FC Porto, e a crítica é unânime em dizer que o ex-jogador do FC Porto fez uma bela exibição. Antigos jogadores do Manchester United, como Rio Ferdinand e Paul Scholes, ficaram rendidos à atuação do português e o próprio José Mourinho não tem dúvidas de que Dalot já é um dos melhores laterais jovens da Europa.

Ferdinand escreveu no twitter que o jogo de Berna deixou "muitas ilações positivas para José [Mourinho] e o Manchester United". "Estreia muito impressionante de Diogo Dalot", acrescentou o antigo defesa central do United que em declarações à imprensa britânica disse ainda: "Ele vai enfrentar testes mais duros. Há que lembrar que ele só fez oito jogos pelo FC Porto. Esteve firme no primeiro jogo e terá um bom futuro se continuar a melhorar".

O internacional jovem português e campeão europeu de sub-17 respondeu no twitter aos elogios de Ruio Ferdinand: "Obrigado, lenda".

 

E em declarações ao canal do clube inglês revelou ambição: "Agora estou pronto para começar a temporada e com fome de mais".
Paul Scholes, antigo médio do Man Utd também comentou a exibição de Dalot e não poupou elogios ao jovem português. "Acho que foi um bom arranque para ele. É fantástico a atacar, penso que começou muito bem", disse Scholes, em declarações à BT Sport.

O próprio José Mourinho elogiou a exibição de Diogo Dalot na Suíça, logo após o final do jogo com o Young Boys. "Tem 19 anos e já é um dos melhores laterais jovens da Europa", disse o treinador português à BBC no final da partida da Liga dos Campeões.

Do Fintas ao Manchester United

Um talento precoce e que foi queimando etapas à mesma velocidade com que sobe no terreno e ataca os adversários. Assim pode ser resumido o percurso de Diogo Dalot, de 19 anos, que se iniciou há 11 anos no Fintas, em Braga, de onde é natural, antes de integrar o projeto Visão 611 como "Potencial Jogador de Elite" do FC Porto, criado por Antero Henrique, em 2006, e Luís Castro, actual treinador do V. Guimarães, coordenava toda a formação portista. Luís Travessa, que treinou Dalot quando este surgiu no Fintas com seis anos, recorda esse período. "O Diogo nasceu em 1999 mas conseguimos pô-lo a jogar três anos acima, porque organizamos as equipas não pela idade mas pelo nível de conhecimento de jogo, aptidão e desempenho individual e coletivo. Inclusivamente ele foi um ano federado pelo Fintas no escalão de benjamins e, para isso, tivemos de ter uma autorização especial de um centro médico em Lisboa para ele poder subir dois escalões, porque não tinha idade sequer para esse escalão", contou Travessa em declarações ao "Mais Futebol". 

Dalot estreou-se a titular no FC Porto em Portimão, face à ausência de Alex Telles, por lesão. O míudo não vacilou e assinou mesmo duas assistências, para Soares e Brahimi, na goleada da equipa portista por 5-1. Sérgio Conceição não mais abdicou dele na reta final do campeonato e Dalot uma semana depois repetiu a titularidade no clássico com o Sporting, no Dragão, tornando-se no mais jovem jogador do FC Porto titular num clássico desde Fernando Gomes, em 1974. O Manchester United contratou-o por por 22 milhões de euros e esta quarta-feira José Mourinho deu-lhe a titularidade na equipa. E os elogios sucederam-se. Tudo muito rápido tem acontecido na vida de Dalot.