Grande Futebol
"Decisão absurda de realizar jogos das seleções no auge da pandemia"
2020-11-19 17:05:00
Olympiacos, adversário do FC Porto na Champions, critica jogos de seleções

A pandemia provocada pela covid-19 tem vindo a acelerar em quase todo o mundo mas o futebol, salvo uma ou outra exceção, não tem tido muitos jogos adiados.

Os clubes têm tentado manter os seus jogadores em segurança e procuram seguir 'à risca' o protocolo sanitário, tentando criar 'bolhas' para que não existam surtos entre os plantéis, coisa que, ainda assim, por vezes ocorre.

Mas não são apenas os jogos de clubes que têm feito o seu curso normal, por assim dizer, uma vez que também as seleções têm mantido a agenda prevista.

Vários clubes têm criticado o facto de os jogos de seleção se terem realizado, nos últimos dias, e em alguns deles se terem registado surtos, como o caso da seleção do Uruguai.

Mas há clubes que se têm queixado de que estão a receber jogadores infetados, depois de terem viajado para outras paragens, passado por aeroportos e outros locais.

Lina Souloukou, diretora do Olympiacos, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, deixou um desabafo nas redes sociais onde se queixou das dificuldades que o português Pedro Martins enfrentará nas próximas semanas para montar a equipa que estará desfalcada de algumas das suas principais unidades devido aos compromissos das seleções.

"Todos os clubes da Europa estão a fazer grandes investimentos para manter os seus jogadores seguros, mas infelizmente continuam a ter baixas devido à decisão absurda de realizar jogos das seleções nacionais no auge da pandemia", escreveu a diretora.

Entre as baixas estão os avançados El-Arabi e Hassan, ex-SC Braga e Rio Ave, mas há também os casos de Mathieu Valbuena, que também é baixa na equipa encarnada.

De resto, Lina Souloukou estima que Pedro Martins perca os jogadores para dois embates da Liga dos Campeões (frente a Manchester City e Marselha) e os duelos contra Panathinaikos e Aris Salónica.