Close Menu
  • Portugal
  • Grande Futebol
  • Prolongamento
  • Jogo do Povo
  • Motores
  • Modalidades
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram RSS
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
  • Portugal

    LiveModeTV vai transmitir o Mundial Feminino 2027 em Portugal

    06/07/2026

    FC Porto ou Benfica: quem tem mais presenças na Champions League?

    21/05/2026

    Títulos atribuídos desde que há VAR em Portugal

    12/05/2026

    Que chances tem o Sporting de ir ao Mundial de Clubes 2029?

    29/04/2026

    Rui Borges: O paradoxo da sua afirmação após uma eliminação europeia

    16/04/2026
  • Grande Futebol

    Vaca sagrada ou herói previsível? O dilema Cristiano Ronaldo chega ao Mundial 2026

    25/06/2026

    Mundial 2026 poderá gerar até 945 milhões de euros em Portugal

    02/06/2026

    O 11 formado por craques que falham o Mundial 2026

    15/04/2026

    O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

    10/04/2026

    Português Rodolfo Leirião conquista bicampeonato saudita

    27/03/2026
  • Prolongamento

    LiveModeTV vai transmitir o Mundial Feminino 2027 em Portugal

    06/07/2026

    Como o ‘Soccer’ quebrou as barreiras do ‘Big 4’ e está a conquistar os EUA

    04/07/2026

    Seis em cada dez faculdades em Portugal não têm instalações para prática desportiva

    01/07/2026

    Mundial 2026: quem falhou, quem surpreendeu e as novas odds para melhor marcador

    18/06/2026

    Onde ver todos os jogos de Portugal no Mundial 2026 ao vivo no Youtube?

    09/06/2026
  • Jogo do Povo

    Mortágua. Entre sofás e colchões até ser outra vez ‘domingo’

    16/12/2025

    S. João Ver. A bola dá tanto e nunca questiona nada

    06/12/2025

    Pêro Pinheiro. Na relva entregam-se tronos, no balneário moldam-se herdeiros

    11/10/2025

    Faróis do carro a dar luz e treinos no estacionamento no engenho do Eurico

    13/06/2024

    Peniche. Nem tudo que vem à rede é peixe

    29/05/2024
  • Motores

    Fórmula 1 horário Portugal: GP da Bélgica de F1 2026 com hora portuguesa

    10/07/2026

    Leite e glória: por que razão o vencedor da Indy 500 não celebra com champanhe?

    28/05/2026

    Penafiel Racing Fest volta a acelerar para o maior festival motorizado do país

    20/05/2026

    Batina Racing inicia nova temporada com aspirações

    15/05/2026

    Thierry Neuville vence Rally de Portugal

    11/05/2026
  • Modalidades

    Pó, suor e glória: como a terra batida virou o coração emocional do ténis

    05/07/2026

    Finais da NBA: Será este o fim da maior maldição do basquetebol?

    03/06/2026

    Os Mosqueteiros de Roland Garros: quem foram os homens que dão nome ao famoso troféu do ténis?

    25/05/2026

    Octávio ‘Tank’ Pudivitr luta pelo WBC International em Atenas

    15/05/2026

    A cor do sacrifício: por que razão o líder do Giro de Itália veste cor-de-rosa?

    13/05/2026
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
Início » Corentin Tolisso, o médio universal que encantou Ancelotti
Grande Futebol

Corentin Tolisso, o médio universal que encantou Ancelotti

RedaçãoPor Redação15/06/20179 Mins Leitura
Facebook Twitter LinkedIn Reddit Telegram Email
Partilhar
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email

Médio francês deixa o Lyon por verbas recordes e chega ao Bayern Munique como concorrente de Renato Sanches

Após dez anos de Lyon, Corentin Tolisso assinou pelo Bayern Munique e será reforço dos germânicos até 2022. A transferência é histórica. Nunca o Bayern Munique gastou tanto dinheiro num jogador. O valor pago ao Lyon, que excede os quarenta milhões de euros, estabelece um novo recorde de transferências para o clube alemão, ultrapassando o valor gasto pelo Bayern em Javi Martínez durante o verão de 2012. A chegada de Tolisso à Baviera, porém, parece poder significar perda de espaço no plantel do Bayern para Renato Sanches. 

“Acredito que a posição de Renato Sanches estará em perigo. Pelo menos, a curto prazo”, quem o diz é Phil Baki, colaborador do conceituado portal de scouting jovem Outside of the Boot. Baki acompanhou a chegada de Tolisso à equipa principal do Lyon e já em 2015 traçava o perfil do centro campista francês. Curiosamente, Phil Baki, é ainda analista de futebol alemão. “Tolisso é por esta altura mais experiente que Renato Sanches a um nível competitivo mais elevado e deverá lutar de imediato pela titularidade”, acrescenta ao Bancada Phil Baki. O analista norte americano teme realmente pela posição do jovem médio português na equipa de Munique: “penso que esta contratação diz muito sobre a confiança de Ancelotti na capacidade de Renato Sanches poder ser titular nesta altura”, confessa. 

A chegada de Tolisso a Munique parece realmente encerrar um problema para o jovem médio português. Depois de uma temporada em que Renato Sanches apenas foi titular por seis vezes na Bundesliga e registou 615 minutos em toda a temporada na liga alemã, a chegada de um concorrente direto à sua posição e, mais que isso, um jogador de características semelhantes, pode fazer crer que o presente Bayern não conta com Renato Sanches.  

Que futuro se acerca, então, de Renato Sanches? Uma venda definitiva ou um empréstimo, seja na Bundesliga, seja para outra liga igualmente competitiva? Phil Baki não acredita que Renato Sanches venha a ser vendido. “Renato tem, definitivamente, imenso talento e um empréstimo seria a melhor opção para o demonstrar e consolidar. Penso que fará parte do futuro do Bayern mas nesta altura não o vejo obter muitos minutos a menos que algo mude radicalmente”, analisa o americano ao Bancada. 

Renato Sanches poderá vir a ser emprestado este verão e rumores do interesse de clubes como o Borussia Monchengladbach surgem já na imprensa. Um destino que, para Baki, faz todo o sentido dada a perda de Dahoud para Dortmund. Para Baki, o Bayern quererá colocar Renato Sanches a rodar na Bundesliga, ambientando-o à competição e clubes como o Gladbach, o Leverkusen ou o Schalke seriam perfeitos para o português. Nathan Gourdol, do jornal francês L’Equipe, assume que o primeiro ano de Renato Sanches no Bayern “foi complicado e que taticamente não estava preparado para um equipa como o Bayern”. 

Corentin Tolisso vs Renato Sanches, o frente a frente 

Corentin Tolisso chega a Alemanha como um dos jovens médios europeus em maior destaque nas grandes ligas do continente. Aos 22 anos, Tolisso fez a derradeira época de explosão ou, melhor, a sua época de confirmação. Afinal, foi a terceira temporada que Tolisso disputou como titular absoluto do conjunto de Lyon e aquela que terminou com os números estatísticos mais impressionantes. Tolisso participou em 31 dos 38 encontros do Lyon na Ligue 1, chegou a capitanear a equipa em quatro jornadas e terminou a temporada com oito golos e cinco assistências no campeonato francês. Números que atestam a dinâmica e dimensão que Tolisso empresta ao futebol do Lyon. 

“Tolisso oferece uma capacidade de trabalho excepcional que permite aos jogadores mais criativos ter a liberdade necessária para brilhar. Além disso, contribui imenso ofensivamente oferecendo também a opção ao Bayern de o utilizar como médio mais de transição”. Uma versatilidade e dinâmica que, segundo Phil Baki, permitirá ao Bayern utilizar o médio francês em diferentes posições em campo e, mais que isso, em diferentes funções na zona central do terreno. Curiosamente, tal como Kimmich, a posição de lateral/ala direito não é estranha a Tolisso tendo-a desempenhado, este ano, perante o Saint-Étienne, na vitória caseira do Lyon por 2-0. No encontro contra os Verts, Bruno Génésio utilizou Tolisso como ala direito com o agora reforço do Bayern a terminar o encontro com uma assistência. Foi contudo, no início da sua carreira em Lyon que mais vezes Tolisso acabou por ser utilizado como lateral. 

Tolisso chega ao Bayern na sequência de três temporadas como titular no Lyon. Não é de esperar, portanto, que o francês chegue ao clube alemão para ser suplente. Até pelo dinheiro envolvido e, principalmente, porque Tolisso chega a uma equipa que, tal como o Lyon, disputou grande parte da temporada escalonada, ora em 4-2-3-1, ora em 4-3-3. Uma contratação que mais do que o futuro do Bayern, se apresenta como o presente do clube alemão.  

Para duas, ou três, posições no meio campo do Bayern (e em 4-2-3-1, Muller é indiscutível nas costas de Lewandowski), existem agora seis opções. Sebastian Rudy chega também este verão à Baviera e tal como Kimmich deverá lutar pela posição de sucessor de Xabi Alonso. Já Tolisso, Renato Sanches, Arturo Vidal – caso não se confirmem os rumores da sua saída para a China – e Thiago Alcântara lutarão por uma posição de médio de transição no esquema de Carlo Ancelotti, com Renato Sanches a partir para a próxima temporada como o jogador mais inexperiente do plantel na referida posição. Em 2016/17, Renato Sanches, terminou a temporada somando pouco mais de 900 minutos em todas as competições pelo Bayern, tendo os restantes médios do plantel participado em cerca de três mil minutos. Thiago chegou mesmo a superar o três mil e quinhentos minutos em 2016/17. 

O médio português, diga-se, nunca ultrapassou sequer os dois mil minutos numa temporada e neste aspecto parte claramente em desvantagem perante Tolisso. Nas últimas três temporadas o médio francês colecionou mais de três mil e quinhentos minutos em cada uma delas (roçou mesmo os quatro mil minutos esta temporada), chegando ao Bayern com uma rotação claramente superior à de Renato Sanches. Tolisso participou, e marcou, em todas as competições do Lyon esta temporada. Uma experiência destacada por Nathan Gourdol, do L’Equipe, ao Bancada: “É um jogador jovem mas tem muita experiência. Se estiver confiante, irá conseguir destacar-se na Alemanha”. Gourdol acredita que Tolisso “tem talento para se impor no Bayern”. “É um jogador que irá oferecer velocidade e consistência ao Bayern. É um jogador forte, com uma excelente capacidade de passe e encaixa nas posições 6, 8 e 10”, analisa Gourdol ao Bancada.

Tolisso, ascensão sustentada até ao topo do futebol francês 

Em junho de 2017, Corentin Tolisso, é um médio completo e universal, capaz de desempenhar qualquer posição e função na zona central do meio campo da equipa que defender. Naturalmente, nem sempre foi assim mas com Bruno Génésio, Tolisso ganhou uma dimensão ainda maior na equipa do Lyon. Não só já a capitaneou como, em Março deste ano, Tolisso chegou à seleção francesa. 

Surgido na equipa principal do Lyon em 2013/14, foi na temporada seguinte que Tolisso se estabeleceu como titular absoluto a equipa francesa. Aproveitando as lesões de Grenier e Fofana na ponta final da temporada 13/14, Tolisso convenceu Hubert Fournier ao ponto de o utilizar em todos os encontros da Ligue 1 da temporada seguinte. Aos 20 anos, Tolisso era já uma das peças chave do Lyon de Fournier que terminou a liga francesa na segunda posição. Por esta altura Tolisso era ainda um médio de rotação e não tanto um médio de transição, característica que desenvolveu, sim, com Génésio com os seus números estatísticos a dispararem. Mais liberdade, mais criatividade e maior possibilidade de chegar à área dotaram Tolisso de características que o tornam hoje um dos médios mais flexíveis e versáteis do futebol europeu. 

Tolisso terminou a temporada 2016/17 com uma elevada percentagem de acerto de passe e ao longo de quase 4000 minutos ao serviço do Lyon contribuiu com 14 golos e sete assistências em todas as competições disputadas. Tolisso foi um dos jogadores ofensivos do Lyon com maior percentagem de acerto de passe e o elemento ofensivo com maior média de tackles por jogo na equipa de Génésio. A capacidade de leitura de jogo de Tolisso é também um dos seus principais atributos. O seu posicionamento quase infalível coloca-o no sítio certo para interceptar passes adversários, estabelecendo-se, também, como o elemento ofensivo com maior média de interceções por jogo no plantel do Lyon.  

A inteligência e o controlo que Tolisso imprime ao jogo do Lyon são ainda duas das suas principais características. Tolisso foi somente o oitavo jogador da equipa do Lyon com maior número de toques mal sucedidos por jogo, e apenas o sexto jogador da equipa com mais perdas de bola, em média, por jogo. Tolisso é, acima de tudo, um jogador fortíssimo na posse de bola e na rotatividade que imprime ao jogo da sua equipa, tendo-se estabelecido como um transportador de excelência nos dois últimos anos de Génésio. A sua visão de jogo levam-no a ocupar posições de terreno livres de adversários criando situações de superioridade numérica para a sua equipa. Tolisso apresenta médias de 65 passes por jogo e uma baixa percentagem de passes longos por encontro, algo que atesta a sua capacidade de controlar um jogo pela inteligência e posse de bola, servindo na perfeição a função de motor do futebol da sua equipa.  

Tolisso é hoje um médio de excelência mas a sua estatura nem sempre convencera os responsáveis do Lyon. Aos 15 anos, Tolisso foi praticamente dispensado do Lyon por ser “demasiado pequeno” e, curiosamente, foi uma lesão que pode ter salvo a carreira do médio francês. Aos 17 anos, uma lesão no joelho permitiu a Tolisso ganhar outra dimensão corporal e aí manter a sua posição nas camadas jovens do clube francês. Hoje, Tolisso é um dos grandes médios do futebol europeu e recordista de transferências de um dos maiores clubes do Mundo. 

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=64U56NDSGDU3

Bayern Munique Corentin Tolisso Lyon Renato Sanches
Partilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email
Redação

PARA SI

Vaca sagrada ou herói previsível? O dilema Cristiano Ronaldo chega ao Mundial 2026

25/06/2026

Mundial 2026 poderá gerar até 945 milhões de euros em Portugal

02/06/2026

O 11 formado por craques que falham o Mundial 2026

15/04/2026

O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

10/04/2026

Português Rodolfo Leirião conquista bicampeonato saudita

27/03/2026

Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

11/03/2026
Últimas Notícias

Fórmula 1 horário Portugal: GP da Bélgica de F1 2026 com hora portuguesa

10/07/2026

Totobola: Prognósticos e lista de jogos desta semana

07/07/2026

LiveModeTV vai transmitir o Mundial Feminino 2027 em Portugal

06/07/2026

Pó, suor e glória: como a terra batida virou o coração emocional do ténis

05/07/2026
Veja também
Grande Futebol

Vaca sagrada ou herói previsível? O dilema Cristiano Ronaldo chega ao Mundial 2026

Por Redação25/06/2026

O Mundial de 2026 tem sido um verdadeiro teste para os corações dos adeptos portugueses…

Grande Futebol

Mundial 2026 poderá gerar até 945 milhões de euros em Portugal

Por Redação02/06/2026

Estudo do IPAM revela que o impacto económico do Campeonato do Mundo já não depende…

Bancada | Tudo Menos Futebol
Facebook Instagram RSS
  • Contactos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Depositphotos
Copyright © 2026 Bancada

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.