A Liga dos Campeões é a prova de excelência de clubes a nível europeu, o torneio dos torneios. Não há futebolista, treinador, dirigente ou adepto que não sonhe estar num palco de Champions. O hino da Liga dos Campeões é, por assim dizer, uma música que envolve, que cativa e que deixa a pele arrepiada. Disso mesmo, ao longo da história, vários protagonistas do futebol têm dado conta mas a Champions vai mudar e muitos querem saber como vai ser a nova Champions League? Saiba como vai funcionar a nova Liga dos Campeões.
A UEFA vai promover alterações no formato do torneio e, ao contrário do que se tem verificado, deixam de existir os tradicionais grupos com quatro equipas cada das 32 participantes, em que se defrontam em seis jogos da fase de grupos, avançando depois para os oitavos, quartos de final, meias-finais até à grande final, sempre jogada num estádio na condição de palco 'neutro'.
Como vai ser a Liga dos Campeões a partir de 2024?
De agora em diante, a nova Liga dos Campeões, uma prova que vai evoluindo continuamente desde a mítica Taça dos Clubes Campeões Europeus, vai passar a ter 36 clubes que participarão na fase da liga da Champions League. Esta é a antiga fase de grupos. Que será diferente na nova Liga dos Campeões a partir de 2024.
Deste modo, ao contrário de 32 serão 36 as equipas a participar na nova Liga dos Campeões de 2024 em diante. E estas 36 equipas vão jogar uma só Liga dos Campeões, sendo que o número de jogos será diferente mediante as fases em que cada clube conseguir avançar. Logicamente, as equipas que forem à final da Champions vão fazer mais jogos.
Quantos jogos fará cada equipa na nova Champions?
Certo é que cada uma das 36 equipas vão ter de disputar oito (8) jogos daquela que é a Champions, ao contrário dos antigos seis (6) da extinta fase de grupos da Champions.
Ao contrário do que acontecia antes, em que se jogavam três partidas em casa e três fora, de agora em diante, cada clube fará quatro jogos em casa e outros tantos fora com adversários diferentes.
Mas a dúvida ainda existe em alguns adeptos relativamente ao modo como vão ser cruzados os adversários. E para essa dúvida, a UEFA já deu a resposta.
O organismo que tutela o futebol europeu e que é responsável pela nova Champions vai colocar as equipas divididas inicialmente em quatro potes. E cada equipa será sorteada para defrontar dois adversários de cada um desses quatro potes. E cada equipa jogará contra esses adversários, sendo que quatro desses jogos serão em casa, outros quatro fora. Tudo ditado por sorteio.
A nova fase da Champions é assim uma liga no formato estilo de campeonato. E avançará para as outras fases as equipas que obtiverem uma melhor classificação em campo, logicamente.
Nesse sentido, importa esclarecer que, como até agora, a vitória continua a valer três pontos e cada empate vale um ponto.
Que equipas avançam para os oitavos de final da Champions?
Depois do formato liga na Champions, algumas equipas vão avançar para as eliminatórias finais e decisivas. E para os oitavos de final avançam logo as oito melhores equipas classificadas.
Já as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar têm de disputar play-off a eliminar, a duas mãos. Os vencedores do play-off ficam também qualificados para os oitavos de final. Nesses play-offs, as equipas do nono ao 16.º lugar têm o estatuto de cabeças-de-série no sorteio do play-off. Isto quer dizer também que as equipas que ficarem entre o 17.º e o 24.º lugar não serão cabeça-de-série.
Afastados desde logo dos oitavos de final e do play-off de 'repescagem' ficam as formações do 25.º lugar para baixo.
Dos oitavos de final em diante o formato é aquele que já é conhecido atualmente com eliminatórias a duas mãos, na lógica de casa e fora, com os cabeça-de-série a terem privilégio no sorteio. Mas quem serão os cabeças-de-série? As equipas com melhor classificação no 'campeonato' da UEFA da Champions. Ou seja, mesmo os vencedores do play-off não serão cabeça-de-série.
Os dias dos jogos na nova Champions League continuarão a ser as terças-feiras e quartas, tal como vem acontecendo ao longo das últimas décadas no torneio da UEFA.
A final será determinada pela UEFA mas, como já aconteceu, pode mudar o local da final inicialmente prevista por diferentes razões, sejam elas por conflitos no território, causas de saúde como no tempo da pandemia, entre outros motivos.